Chama Crioula já está em Teutônia e chega ao Acampamento Farroupilha dia 14

Chegada da Chama Crioula ao Acampamento Farroupilha marca a abertura oficial do evento

4 de setembro, 12h53min
divulgação Piquete Rancho Campeiro
Chama Crioula sendo conduzida até a sede do Piquete Rancho Campeiro

Desde o dia 1º de setembro, a Chama Crioula já está em Teutônia. Integrantes do Piquete Rancho Campeiro, do Bairro Teutônia, foram a Tenente Portela, onde a chama foi gerada e distribuída, e a trouxeram para o município. No dia 14 de setembro, ela chegará ao 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, junto ao Centro Administrativo, marcando a abertura oficial da programação, que já inicia dia 13 e segue até o dia 20.
A Chama Crioula é considerada o maior símbolo do tradicionalismo do Rio Grande do Sul. E desde a primeira edição do Acampamento Farroupilha, em 2017, o Piquete Rancho Campeiro se desloca até a cidade definida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho para a geração e distribuição da Chama, e busca a centelha para trazê-la ao evento.

Este ano, a 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul ocorreu em Tenente Portela, nos dias 16 e 17 de agosto. A entidade teutoniense, seguindo a exigência de que o símbolo deve ser levado obrigatoriamente à cavalo, como fez Paixão Côrtes pela primeira vez no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, percorreu cerca de 600 quilômetros, de ida e volta à cavalo, entre Teutônia e o noroeste gaúcho.

Chama Crioula sendo conduzida até a sede do Piquete Rancho Campeiro

No domingo, dia 1º de setembro, o grupo chegou a Teutônia. Antes de ir até a sede do piquete, no Bairro Teutônia, os cavalarianos percorreram a área do Acampamento Farroupilha, no Bairro Centro Administrativo, mostrando aos tradicionalistas que montavam seus galpões, que a chama estava chegando ao município.
A chama seguirá sob a guarda do Piquete Rancho Campeiro até o dia 14, quando o grupo a conduzirá, às 15h, até o Galpão Farroupilha, junto ao Acampamento Farroupilha de Teutônia. Neste momento, também ocorre a abertura oficial do evento. Durante os sete dias seguintes, as entidades participantes do Acampamento se revezarão na guarda da Chama, que será extinta às 18h do dia 20 de setembro.

Foto: divulgação Piquete Rancho Campeiro
Chama ficará no piquete até o dia 14, quando será conduzida ao Acampamento Farroupilha

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

A área destinada ao Acampamento de Farroupilha de Teutônia já está transformando o Centro Administrativo. São os piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas tomando forma, anunciando que o evento está próximo. O número de estruturas poderá chegar a 20. Os piquetes estão localizados na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul.
Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão costumes tradicionalistas, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Nesta área também fica o Galpão Farroupilha, que concentrará algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.
O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – estão o trovador Capitão Faustino, Mano Lima, Tchê Chaleira, Orquestra de Teutônia, Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, que, aliás, se apresentou durante o lançamento, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas.
As ruas ganharão as cores do Rio Grande em dois momentos: no dia 15 de setembro, no Bairro Canabarro, com o Desfile Cultural do CCT Querência Amada; e dia 20 de setembro, com o Passeio da Bombacha oficial do Acampamento Farroupilha, nos bairros Languiru e Centro Administrativo.
O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SEXTA-FEIRA – 13/09

20h – Jantar do Rotary Club, no Galpão Farroupilha
21h – Show com Capitão Faustino (trovador), no Pavilhão Multiuso