Administração Municipal presta contas à comunidade no Bairro Canabarro

A Administração Municipal de Teutônia realizou, nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, a segunda audiência pública com prestação de contas nas comunidades, tendo como local o Clube Canabarrense, no Bairro Canabarro. Na oportunidade, foram apresentadas as principais ações realizadas pelo governo nos dois primeiros anos de mandato e os projetos futuros previstos. Além da comunidade […]

18 de dezembro, 10h26min

A Administração Municipal de Teutônia realizou, nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, a segunda audiência pública com prestação de contas nas comunidades, tendo como local o Clube Canabarrense, no Bairro Canabarro. Na oportunidade, foram apresentadas as principais ações realizadas pelo governo nos dois primeiros anos de mandato e os projetos futuros previstos.

Além da comunidade local, acompanharam a audiência os secretários municipais, servidores, vereadores e o vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral. Durante cerca uma hora e meia, o prefeito, Jonatan Brönstrup, explanou sobre as principais ações desenvolvidas em cada secretaria, com ênfase ao Bairro Canabarro. Durante a audiência, a comunidade ainda pode esclarecer dúvidas, apresentar suas demandas e sugerir melhorias.

Amaral, em sua fala de abertura, destacou que foco inicial da Administração Municipal foram as pessoas. “Primeiro, fizemos saúde, educação e agricultura, colocando as pessoas em primeiro lugar. Agora em diante, começarão as grandes obras. Estamos cumprindo o que está no nosso plano de governo e vamos continuar trabalhando para que Teutônia continue crescendo e sendo destaque”, frisou.

Brönstrup iniciou sua fala destacando o objetivo das audiências públicas. “Queremos estar cada vez mais próximos da população. São vocês que percebem as necessidades do município. Por isso, primamos as pessoas, oportunizando à população mais qualidade de vida. Não vamos conseguir fazer tudo, mas cumprimos a nossa missão de investir nas pessoas”, enalteceu.

Dentre as ações explanadas estava a questão dos trevos de acesso, principalmente dos bairros Canabarro e Languiru. O Município já teve retorno do Estado, em que se tornam necessárias algumas pontas de desapropriações, que totalizarão aproximadamente R$ 67 mil, para, então, iniciar as obras das rótulas fechadas. “Não podemos permitir que mais vidas se percam nestes locais”, ressaltou.

O prefeito ainda comentou os investimentos constantes na Educação Infantil, dentre eles, a compra de 950 vagas nas escolas comunitárias. “Falar de Educação Infantil é falar do futuro. Com a compra das 950 vagas, mais que dobramos os investimentos na Educação Infantil e, assim, oportunizamos às famílias a sobra de um recurso que vai girar na economia de Teutônia. Desta forma, também democratizamos o acesso à Educação Infantil”, ressaltou.

Uma das principais ações do governo no Bairro Canabarro foi a abertura do Ambulatório de Atenção Básica. “Com este ambulatório, reduzimos significativamente a demanda de atendimentos do pronto atendimento do Hospital Ouro Branco. Neste espaço, temos toda a estrutura para fazer, de forma rápida, o atendimento básico e, se necessário, fazer o encaminhamento ao hospital”, explicou.

Por fim, Jonatan Brönstrup falou dos desafios que é administrar Teutônia. “Administrar a cidade é fazer escolhas. Não conseguiremos fazer tudo, mas não mediremos esforços para fazer o máximo possível. Nosso plano de governo prioriza as pessoas. E é isto que estamos fazendo: investimento nas pessoas, dando à elas qualidade de vida, para então iniciar as grandes obras. Sabemos onde estamos e onde queremos estar”, frisou.

A primeira audiência pública foi realizada no dia 3 de dezembro, no ginásio da Linha Catarina. Mais localidades devem receber as audiências a partir do início do próximo ano. O cronograma de dias e locais ainda está sendo definidos e serão divulgados em breve.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação


Impresso em 20 de julho de 2019, 15h41min de:
http://www.teutonia.rs.gov.br/noticias/administracao-municipal-presta-contas-a-comunidade-no-bairro-canabarro/