Objetivo é revisar e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes

A campanha nacional de Multivacinação iniciou nesta segunda-feira, 11 de setembro, e se estende até 22 de setembro. Voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, a imunização é seletiva e por isso não se tem uma meta de cobertura vacinal.
Já no próximo sábado, 16 de setembro, acontece o Dia D da Multivacinação, em que as unidades básicas de saúde abrirão para aplicar as doses necessárias das vacinas em crianças e adolescentes. Em Teutônia, os postos de saúde estarão abertos das 8 às 17 horas no sábado, com exceção dos postos de Boa Vista e Alesgut, que não possuem sala de vacina.
Atualmente, o Calendário Nacional de Vacinação prevê 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Por isso, a orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação. Dessa forma, os profissionais de saúde avaliarão se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal. Somente com todas as doses das vacinas será possível garantir a máxima eficácia de proteção contra as doenças. Além disso, a estratégia visa melhorar as coberturas vacinais e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.


Data de publicação: 12/09/2017

Compartilhe!