HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Acampamento Farroupilha de Teutônia resgata os saberes, sabores e costumes tradicionalistas


18/09/2018 08:20

Acampamento Farroupilha possibilita o resgate dos costumes gaúchos

Ao percorrer o Acampamento Farroupilha de Teutônia, é possível ver muitos tradicionalistas resgatando os saberes, sabores e costumes da cultura gaúcha. Seja na diversidade da culinária, seja na forma de preparo dos alimentos ou qualquer outra manifestação cultural, muitas heranças dos antepassados, em especial dos farrapos, estão presentes no dia a dia do Acampamento.

Churrasco, entrevero, carreteiro com carne defumada ou carreteiro campeiro, costelão, feijoada, vaca atolada, entre outros, dão sabor especial ao Acampamento Farroupilha. Seja na forma rudimentar antiga de preparo, com fogo no chão ou fogão à lenha e utensílios centenários, seja com churrasqueiras e fogões modernos, a gastronomia gaúcha está presente. No piquete em há fumaça, há alguma delícia gaudéria sendo preparada.

Também não faltam as rodas de chimarrão, tradicionalistas vestidos a caráter, competições amistosas de vaca parada, apresentações artístico-culturais, entre outros. Enfim, quem visitar o Acampamento Farroupilha, vivenciará a cultura gaúcha em sua essência.

A tradicionalista Kelly Pavi, do Piquete Aporreados do Sovéu, de Westfália, endossa tudo que já foi mencionado. “O chimarrão passa de mão em mão e une os tradicionalistas. Pessoas que não se conhecem sentam juntos e tomam chimarrão. A culinária da mesma forma é muito forte. Ainda temos a busca pela Chama Crioula, que é um fogo tão simbólico para a gente, onde Paixão Cortes, há 71 anos, foi na pira da Pátria, pegou uma centelha e levou para o Colégio Farroupilha para fazer uma Semana Farroupilha”, frisa.

Kelly acrescenta que o Acampamento Farroupilha permite voltar no tempo. “São tradições do tempo dos farrapos e que a gente ainda mantém. Também podemos citar os bailes tradicionais, com danças daquele tempo. O Acampamento é um resgate daquilo que se fazia há 200 anos. A gente abre mão das parafenalhas tecnológicas e volta às origens, para manter a nossa cultura em sua essência”, sublinha.

O patrão do Centro Cultural Tradicionalista (CCT) Querência Amada, do Loteamento 8, José Hélio da Silva, coloca que o Acampamento Farroupilha possibilita retomar as tradições do antepassados. “A gente traz todos esses saberes e costumes de berço. Nasci e cresci seguindo toda essa tradição, que procuro manter viva no dia a dia. Obviamente, no Acampamento Farroupilha a gente retorna às nossas origens, mas procurando passar todo esse amor à cultura gaúcha para as próximas gerações. O Acampamento acaba possibilitando essa aproximação de gerações na prática. Para isso, reforçamos os sabores, com uma ‘boia’ da época dos farrapos, como o carreteiro com carne defumada feito em uma panela de ferro de mais de 100 anos”, ressalta.

Para quem quiser vivenciar a cultura gaúcha em sua essência, ainda há tempo. A programação do 2º Acampamento Farroupilha segue até sexta-feira, dia 21, com atividades concentradas no Pavilhão Multiuso, Galpão Farroupilha e nos piquetes do acampamento, no Centro Administrativo.

Dentre as atrações, estão Luz de Candieiro, Nativo Serrano, Toque de Vaneira, Os Centauros, Os Serranos e João Luiz Corrêa. No dia 18, ocorre a gravação do programa Fogo de Chão, com o apresentador Alex Camboim e os Serranos. No dia 20, está previsto o desfile dos cavalarianos pelas principais ruas da cidade, com a participação das entidades de Teutônia, além de Westfália, Paverama, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Maratá, entre outros.

Toda a programação tem entrada franca. A realização é da Prefeitura de Teutônia, através das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo e da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio dos Centros de Tradições Gaúchas Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, Centro Cultural Tradicionalista Querência Amada e dos 14 piquetes.

Programação 2º Acampamento Farroupilha de Teutônia

Ø Terça-feira - 18/09
20h - Jantar com os Serranos, promoção do Piquete Popular. Local: Galpão Farroupilha
20h - Gravação do programa Fogo de Chão e show com Alex Camboim, participação de Os Serranos e Grupo Luz de Candieiro e apresentação artística do CTG Rincão das Coxilhas. Local: Acampamento Farroupilha e Pavilhão Multiuso
21h30 - Show com os Serranos -(Ação solidária, com doação de 1kg de alimento não perecível). Local: Pavilhão Multiuso

Ø Quarta-feira - 19/09
19h30 - Missa Criola. Local: CTG Porteira dos Pampas
19h30 - Gravação do Programa Gente da Terra. Local: Galpão Farroupilha
21h - Fandango com Grupo Nativo Serrano. Local: Pavilhão Multiuso

Ø Quinta-feira - 20/09
9h30 - Desfile Farroupilha, com entidades, piquetes e escolas (Saída Agrocenter Languiru até o Centro Administrativo)
12h - Costelão. Local: CTG Rincão das Coxilhas
14h – Fandango com Grupo Os Centauros. Local: Pavilhão Multiuso
16h30 - Apresentação artística da Invernadas Pré-Mirim do CTG Porteira dos Pampas. Local: Pavilhão Multiuso
17h - Baile de integração dos piquetes e visitantes com Grupo Toque de Vaneira. Local: Pavilhão Multiuso
18h - Extinção da Chama Crioula

Ø Sexta-feira - 21/09
21h - Apresentação Invernada Juvenil do CTG Porteira Dos Pampas. Local: Pavilhão Multiuso
21h30 - Encerramento do Acampamento Farroupilha e show com João Luiz Corrêa. Local: Pavilhão Multiuso

LEIA TAMBÉM