HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Acampamento Farroupilha de Teutônia sedia resenha coletiva de cavalos crioulos


18/09/2018 08:26

Resenha ocorreu durante a tarde desta segunda-feira

O Acampamento Farroupilha também contou com atividades técnicas. Uma delas foi a resenha coletiva de cavalos crioulos na tarde desta segunda-feira, dia 17 de setembro, junto à Rua Coberta do Centro Administrativo. Na ocasião, os equinos foram inspecionados pelo médico-veterinário e inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) Rodrigo Py.

Os criadores aproveitaram a oportunidade para trazer seus potros para fazer o registro provisório, bem como os cavalos adultos (maiores de dois anos) para o registro definitivo. “A resenha é semelhante à primeira identidade. O potrinho nasce e, aí, o inspetor técnico tem que fazer o primeiro registro, que é o registro provisório. Se faz a descrição dos sinais, das manchas, da pelagem, o nome do pai, da mãe, data de nascimento, nome do criador. A partir dos dois anos de idade, é preciso fazer registro definitivo, que é quando vai a marca da Associação”, explicou Py.

O inspetor técnico ainda acrescentou as características de um cavalo crioulo. “O crioulo é uma raça que se originou nos Pampas da América do Sul, vindo da Península Ibérica. Se tornaram cavalos que, pela seleção natural, são extremamente resistentes. São cavalos dóceis, com fácil capacidade de adaptação e manutenção. Morfologicamente são animais de porte mediano. As fêmeas variam de 1,38 metro a 1,48 metro e os machos de 1,40 metro a 1,50 metro. São animais de muita estrutura óssea, de pescoço leve, orelhas pequenas, cabeça pequena”, explanou.

Após a resenha coletiva, já à noite, no Galpão Farroupilha, Rodrigo Py ministrou palestra morfológica, ocasião em que ocorreu a divulgação do DVD Morfológico da ABCCC. “A ABCCC tem uma série de provas regulamentadas. Para ser um cavalo crioulo registrado e participar de provas, tem uma série de características morfológicas que precisam ser atendidas”, afirmou.

Ainda na noite desta segunda-feira, houve palestra sobre manejo e alimentação de equinos. A palestra foi ministrada pelo médico-veterinário da Supra, Vinícius de Abreu. “É preciso minimar os riscos do desenvolvimento de distúrbios digestivos no equino. Em se tratando de criadores, é preciso evitar as deficiências e os excessos no manejo nutricional. Esses são os dois maiores erros que quem não tem muita orientação acaba cometendo.”, expôs.

Abreu advertiu que a alimentação correta do equino é fundamental para o desenvolvimento do animal. “É preciso respeitar as particularidades de cada raça, principalmente as particularidades por modalidade, ou seja, qual a atividade física do cavalo. Também é preciso observar a categoria em que ele se encontra, conforme a sua idade. Conforme as categorias, a gente vai mudando a rotina da nutrição deles”, pontuou.

Na abertura das palestras, o prefeito, Jonatan Brönstrup, enalteceu que as plaestras oportunizam novos conhecimentos. “O Acampamento Farroupilha de Teutônia já é reconhecido, não somente pela parte artística, mas também por ter atividades técnicas como estas palestras. Ao mesmo tempo, mantemos e resgatamos tradições, criando um ambiente saudável para as famílias”, frisou.

A organização das atividades técnicas foi de Cabanha BMW e Cabanha da Eternidade. Essas atividades integraram a programação do 2º Acampamento Farroupilha de Teutônia, que segue até esta sexta-feira, dia 21, no Centro Administrativo.

Programação segue até sexta-feira

As atividades e atrações do 2º Acampamento Farroupilha, que segue até sexta-feira, dia 21, se concentram no Pavilhão Multiuso, Galpão Farroupilha e nos piquetes do acampamento. O evento tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura.

Dentre as atrações, estão Luz de Candieiro, Nativo Serrano, Toque de Vaneira, Os Centauros, Os Serranos e João Luiz Corrêa. No dia 18, ocorre a gravação do programa Fogo de Chão, com o apresentador Alex Camboim e os Serranos. No dia 20, está previsto o desfile dos cavalarianos pelas principais ruas da cidade, com a participação das entidades de Teutônia, além de Westfália, Paverama, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Maratá, entre outros.

Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes do povo gaúcho com rodas de chimarrão, comidas típicas e muita música nos piquetes do Acampamento. A programação interna ficará por conta de cada entidade e as atrações musicais e shows ocorrem no Pavilhão Multiuso.

Toda a programação tem entrada franca. A realização é da Prefeitura de Teutônia, através das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo e da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, com apoio dos Centros de Tradições Gaúchas Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, Centro Cultural Tradicionalista Querência Amada e dos 14 piquetes.

Programação 2º Acampamento Farroupilha de Teutônia

Ø Terça-feira - 18/09
20h - Jantar com os Serranos, promoção do Piquete Popular. Local: Galpão Farroupilha
20h - Gravação do programa Fogo de Chão e show com Alex Camboim, participação de Os Serranos e Grupo Luz de Candieiro e apresentação artística do CTG Rincão das Coxilhas. Local: Acampamento Farroupilha e Pavilhão Multiuso
21h30 - Show com os Serranos -(Ação solidária, com doação de 1kg de alimento não perecível). Local: Pavilhão Multiuso

Ø Quarta-feira - 19/09
19h30 - Missa Criola. Local: CTG Porteira dos Pampas
19h30 - Gravação do Programa Gente da Terra. Local: Galpão Farroupilha
21h - Fandango com Grupo Nativo Serrano. Local: Pavilhão Multiuso

Ø Quinta-feira - 20/09
9h30 - Desfile Farroupilha, com entidades, piquetes e escolas (Saída Agrocenter Languiru até o Centro Administrativo)
12h - Costelão. Local: CTG Rincão das Coxilhas
14h – Fandango com Grupo Os Centauros. Local: Pavilhão Multiuso
16h30 - Apresentação artística da Invernadas Pré-Mirim do CTG Porteira dos Pampas. Local: Pavilhão Multiuso
17h - Baile de integração dos piquetes e visitantes com Grupo Toque de Vaneira. Local: Pavilhão Multiuso
18h - Extinção da Chama Crioula

Ø Sexta-feira - 21/09
21h - Apresentação Invernada Juvenil do CTG Porteira Dos Pampas. Local: Pavilhão Multiuso
21h30 - Encerramento do Acampamento Farroupilha e show com João Luiz Corrêa. Local: Pavilhão Multiuso

Texto: Édson Luís Schaeffer

LEIA TAMBÉM