HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Ambulatório de Atenção Básica do Bairro Canabarro atenderá até às 22h

Após adequações no Centro Avançado de Saúde (CAS), no Bairro Canabarro, que passou a contar com o Ambulatório de Atenção Básica, mais um antigo anseio da comunidade está sendo atendido pela Administração Municipal de Teutônia: a ampliação do horário de atendimento do ambulatório até às 22h. A medida passa a valer a partir desta segunda-feira, dia 2 de julho.
29/06/2018 17:11

Profissionais médicos também puderam conversar com o prefeito, chefe de Gabinete e vereadores

Após adequações no Centro Avançado de Saúde (CAS), no Bairro Canabarro, que passou a contar com o Ambulatório de Atenção Básica, mais um antigo anseio da comunidade está sendo atendido pela Administração Municipal de Teutônia: a ampliação do horário de atendimento do ambulatório até às 22h. A medida passa a valer a partir desta segunda-feira, dia 2 de julho.

Desde abril, quando foi anunciado o novo secretário de Saúde de Teutônia, a pasta vem sendo reestruturada, visando, sempre, o melhor atendimento à população. Até o momento, as mudanças mais perceptíveis estão no CAS que passou a contar, em sua estrutura anexa, o Ambulatório de Atenção Básica no local que antes sediava as Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

O Ambulatório de Atenção Básica atendia, desde então, até às 20h, sem limite de fichas. Agora, atenderá até as 22h, aonde o paciente chega e tem a certeza do atendimento. A intenção, com isso, é desafogar o Pronto Atendimento do Hospital Ouro Branco, que tem como prioridade urgência e emergência.

No ambulatório básico, em casos que necessitem de atendimento especializado ou de maior complexidade, a ambulância do município fará o deslocamento até o hospital. Já o Centro Avançado de Saúde (CAS) continua com os atendimentos agendados até às 17h, para consultas de rotina. Também estão mantidos os atendimentos dos especialistas que atendem no CAS.

O secretário de Saúde, Hélio Brandão da Silva, coloca que a reestruturação no Centro Avançado de Saúde teve como objetivo resolver alguns problemas que vinham há anos sendo observados no Bairro Canabarro. “A comunidade estava carente de olhar voltado à ela. Agora, casos que não precisam do atendimento hospitalar de urgência podem ser atendidos no Bairro Canabarro, sem precisar agendar horário. Pessoas com febre, com gripe, com uma dor terão um atendimento mais próximo, sem precisar se deslocar até o Bairro Languiru”, frisa.

O vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, coloca que a Saúde de Teutônia está conseguindo chegar mais perto das pessoas, que carecia de uma atenção especial nesta área. “Estamos atendendo demandas que a comunidade vinha cobrando há tempo, como é o caso do Bairro Canabarro, que agora passar a contar com atendimento médico até às 22h. Hoje, estamos conseguindo dar um novo olhar à nossa população”, enaltece.

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, Teutônia já colhe bons frutos com a reestruturação da Secretaria de Saúde. “Nas visitas ao Centro Avançado de Saúde, tive a certeza de que estamos no caminho certo, pois não vemos mais filas e as pessoas não saem sem terem sido atendidas. A partir da próxima semana, consolidamos mais um importante passo, tendo em vista que a saúde é a nossa principal bandeira. E a Secretaria de Saúde precisa desse olhar humano, de estar mais perto das pessoas”, frisou, lembrando que outra mudança implantada pela atual Administração Municipal foi o prontuário eletrônico, possibilitando o acompanhamento real dos pacientes atendidos.

Executivo acompanha reestruturação

Com o objetivo de acompanhar in loco a reestruturação, no dia 21 de junho, o prefeito, Jonatan Brönstrup, acompanhado dos vereadores Cleudori Paniz, Juliano Renato Körner e Emilson Eloir da Costa e do chefe de Gabinete, Marcos Aurélio Borges de Quadros, visitou o Centro Avançado de Saúde e o Ambulatório de Atenção Básica. Na ocasião, a comitiva conversou com munícipes e, também, servidores e profissionais médicos, oportunidade em que tomou conhecimento das mudanças implantadas e de algumas dificuldades pontuais, de rápida resolução. Em todos os setores visitados, o prefeito também se colocou à disposição dos profissionais.

A visita iniciou junto à Centro de Atendimento em Saúde (Casa) Mental, localizado junto ao CAS, que naquela tarde realizava sua festa junina. Brönstrup e os demais integrantes da comitiva conversaram com os profissionais coordenados pelo médico Enrico Arthur Neiss. Dentre as novidades para esta área está a implantação futura do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). Em seguida, a comitiva também visitou a farmácia do CAS, bem como o setor de imunização.

Por fim, houve a visita ao Ambulatório de Atenção Básica. Desde o final de abril, o local que sediava os ESFs e, antigamente, o Pronto Atendimento Municipal, passou a prestar o atendimento básico sem limite de fichas, ou seja, atendendo a livre demanda. Com isso, o paciente chega ao ambulatório e tem a certeza do atendimento médico. O prefeito aproveitou a visita para conversar com a coordenação do ambulatório, bem como com os profissionais médicos.

Nesta sexta-feira, dia 29 de junho, uma nova visita foi feita ao ambulatório básico municipal. A comitiva foi integrada pelo prefeito, Jonatan Brönstrup; vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral; e o secretário de Saúde, Hélio Brandão da Silva.

Novas visitas às unidades de saúde ocorrerão nos próximos dias, à medida que mudanças vão sendo implantadas em outros postos. A reestruturação da Secretaria de Saúde começou de forma mais intensa durante o mês de abril, quando Hélio Brandão da Silva foi nomeado como responsável pela pasta. Diariamente, o secretário está nos postos, em especial no Bairro Canabarro, adequando os locais com o mesmo propósito: uma Saúde mais próxima das pessoas.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto:Édson Luís Schaeffer/divulgação

ss
LEIA TAMBÉM