HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Dia do Bebê mobiliza comunidade para a atenção nos primeiros anos de vida


26/11/2018 14:07

Os pais aprenderam a massagem Shantala

Mobilizar a comunidade para a importância da atenção nos primeiros anos de vida, proporcionando às gestantes, puérperas e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde. Este foi o objetivo da programação do Dia do Bebê, que ocorreu neste domingo, dia 25 de novembro, no saguão da Prefeitura de Teutônia.

A programação iniciou com a nomeação do Bebê Prefeito, a primeira criança a nascer na semana passada em Teutônia. Samuel Dias de Souza nasceu no dia 20 de novembro e a família recebeu as chaves do Município das mãos do prefeito, Jonatan Brönstrup.

Em seguida, os pais, dindos e avós das crianças presentes aprenderam na prática a fazer a massagem indiana Shantala nos bebês. A massagem traz inúmeros benefícios às crianças como: alívio das cólicas e garante um sono mais tranquilo, os movimentos realizados na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago, além do contato físico, gerando ainda mais aproximação entre os pais e o bebê. A massagem é indicada a partir do primeiro mês de vida até os oito anos de idade.

A psicóloga Fernanda Marques mediou uma conversa sobre vínculo mãe-bebê e a importância do suporte da família para a consolidação deste vínculo. A enfermeira Eliane da Costa comentou sobre a violência obstétrica e a psicóloga Samanta Wessel explicou sobre depressão pós-parto e outras consequências que podem vir acontecer após o nascimento, tanto para a mãe, quanto para o bebê e o pai.

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, sentiu-se surpreso ao ver tantas famílias reunidas para comemorar o Dia do Bebê e reconheceu o trabalho feito pela equipe que empenhou-se para realizar o evento. “Quando o projeto chegou até mim, concordei na hora em apoiar o evento, pois todos nós precisamos trabalhar o afeto, a prevenção e saúde desde o útero da mãe até os primeiros anos de vida, isso refletirá na vida da família e principalmente, da criança”, colocou.

Brönstrup destacou a importância do trabalho realizado pela equipe de pré-natal e vacinação. Ele aproveitou para informar que em breve será implantando no município o teste de orelhinha. “Acreditamos que as crianças, jovens, adultos e idosos precisam ter qualidade de vida, e isso se faz com comunidade saudável. Tenho certeza que todos que saírem daqui serão pessoas melhores, sabendo que terão mais segurança ao cuidar de seus filhos”, concluiu.

O pediatra Fausto Steckel explicou que o Dia do Bebê foi inspirado na Semana do Bebê, de Canela, e que o programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Teutônia trouxe a ideia para o município. “Agradeço a todos os apoiadores que fizeram esse evento acontecer. É muito bom ver que as pessoas estão dispostas a ajudar a comunidade. Tudo isso em prol dos bebês, que são na verdade, a celebração da vida”, enalteceu.

No final do evento, Vinícius Bilhar cantou enquanto as famílias foram convidadas a realizar a passeata dos bebês. Houve ainda, entrega de brindes pros bebês presentes e gestantes e bênção ecumênica.

A programação foi organizada por profissionais da saúde e demais áreas relacionadas ao cuidado do bebê. O apoio foi da Prefeitura de Teutônia, através da Secretaria da Saúde, e do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Texto: Larissa Santos
Foto: Larissa Santos/divulgação

LEIA TAMBÉM