Dicção e oratória pauta formação para associados das cooperativas escolares

8 de maio, 11h40min

divulgação
Alunos cooperados das cooperativas escolares tiveram oficina de diccção e oratória

Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos associados das cooperativas escolares de Teutônia participaram de formação oferecida pela cooperativa Sicredi Ouro Branco, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS). Na oportunidade, os cooperados tiveram quatro oficinas de dicção e oratória, junto à sede da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru.
A formação foi ministrada pelo radialista, jornalista e professor da Universidade do Vale do Taquari (Univates), doutor Wanderlei de Brito. Durante o curso serão abordadas as características da linguagem oral; técnicas de utilização da voz, como respiração, colocação e dicção; a postura e domínio da gesticulação; a preparação técnica de uma apresentação; como falar em público com microfone e as técnicas de apresentação: leitura, improviso e roteiro.
Momentos como estes serão oportunizados também nos meses de junho, julho e agosto, com outros temas. Dentre as oficinas previstas estão fotografia, vídeo e de empreendedorismo. As oficinas têm como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos jovens cooperados. “Em nome da Secretaria Municipal de Educação, agradecemos a contribuição com a educação destes jovens, parabenizando os participantes e os organizadores desta importante iniciativa. Agradecemos, também, o empenho da comunidade escolar na construção do aprendizado”, frisa Arminda Mariani Hepp, coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação de Teutônia.
A iniciativa das cooperativas escolares visa a criação de associações de estudantes, com finalidade educativa, nas quais alunos são incentivados a desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos jovens associados. Também trabalham a formação de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos.
Através destas organizações os estudantes vivenciam princípios do cooperativismo, participam do desenvolvimento de projetos, oficinas e trabalham disciplinas como gestão, educação financeira, cooperativismo e outras. A adesão das escolas é voluntária e as cooperativas devem ser formadas somente por alunos. Estes terão suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento do programa e um professor orientador.
Teutônia conta atualmente com 10 cooperativas escolares, sendo sete de escolas da rede municipal. O trabalho é coordenado pela Sicredi Ouro Branco pela assessora de Relacionamento Margarete Elisa Mallmann e assistente de Relacionamento Raquel Schwingel, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa ainda recebe o suporte do coordenador dos projetos das cooperativas escolares da região, Everaldo Marini.