HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Direções das escolas de Educação Infantil participam de formação pedagógica

8 de março, 17h02min

Larissa Santos
Equipes diretivas das escolas de Educação Infantil tiveram formação pedagógica
Equipes diretivas das escolas de Educação Infantil tiveram formação pedagógica

Na tarde desta quinta-feira, dia 7 de março, o Sínodo Vale do Taquari sediou um encontro entre a Secretaria de Educação de Teutônia e as direções das escolas de Educação Infantil municipais e comunitárias. A reunião integrou a programação da Formação Continuada 2019, com foco na consolidação da Base Curricular.
Durante o encontro, foram alinhadas questões relacionadas ao ano letivo, dentre elas a proposta pedagógica e atividades previstas para este nível de ensino, como, por exemplo, a Semana do Brincar. Na oportunidade ainda, foi feita a apresentação da nova equipe pedagógica da Secretaria de Educação, composta pelas profissionais Arminda Regina Mariani Hepp, Kátia Rex e Andreia Maciel, além de Alessandra Surkamp, que segue na coordenação da Educação Infantil.
Dentro da proposta de formação pedagógica. As equipes diretivas ainda assistiram à palestra “Ser líder – procuram-se líderes desesperadamente”, com o comunicador Fabiano Conte, da Conte Comunicação e Marketing. O palestrante lembrou que os diretores convivem diretamente com pessoas e isso requer liderança. “Temos muitos chefes, mas a maioria não sabe liderar”, observou.
Além disso, Conte lembrou que liderança não é popularidade, mas, sim, resultado com foco em pessoas. “Líder não nasce pronto, não só comanda. Líder é aquele que ouve, ajuda, compartilha. Precisamos saber que não existe fórmula mágica de liderança. Mas, um líder possui propósito de vida, lidera pelo exemplo, possui equilíbrio de vida, sabe administrar seu tempo, diversifica a sua equipe, diz não, encara os problemas e controla as suas emoções”, sublinhou.

Foto: Larissa Santos
Fabiano Conte ministrou palestra sobre liderança – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

O vice-prefeito no exercício de prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, acompanhou a abertura da reunião e destacou a importância das escolas de Educação Infantil para o município. “Quem tem um filho sabe o que é querer deixar ele em um local seguro. Agradeço pela responsabilidade que vocês têm com essas crianças, o cuidado e amor”, enalteceu.
A secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem lembrou que a Administração Municipal está custeando vagas integrais nas escolas de Educação Infantil comunitárias, repassando aos educandários R$ 543,40 por aluno. O custeio deve alcançar mil vagas até o próximo mês. “Entretanto, é fundamental que os pais ajudem as escolas através da contribuição espontânea mensal às Associações de Pais, Professores e Funcionários, para que as escolas possam continuar prestando um atendimento de qualidade às nossas crianças. É um valor inferior ao que era pago na mensalidade, mas de extrema importância para as escolas”, colocou.
No encontro foi conversado sobre a funcionalidade da centralização das vagas das escolas infantis comunitárias junto à Secretaria de Educação e sobre a situação nas escolas após a implantação do custeio de vagas por parte da Prefeitura. Nos próximos encontros serão discutidos assuntos como o fortalecimento do trabalho pedagógico nas escolas.

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos