HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Encontro dos Núcleos de Cultura e formatura de capoeira ocorrem neste sábado


14/11/2018 16:17

Neste sábado, dia 17 de novembro, o centro cívico (saguão) da Prefeitura de Teutônia sedia o 2º Encontro dos Núcleos de Cultura e a 6ª Formatura de Capoeira. Em torno de 50 capoeiristas serão laureados com certificados e receberão a graduação em capoeira, com entrega do cordel. A novidade é a formatura da primeira turma de capoeira da Melhor Idade do Vale do Taquari.

A programação, que também é alusiva à Semana da Consciência Negra, inicia às 15 horas e reunirá os participantes dos Núcleos de Cultura de Teutônia. Durante o evento, haverá apresentações artísticas locais e show de maculelê da Melhor Idade. Dentre as presenças confirmadas está o capoeirista baiano Manoel Olímpio de Souza, o Mestre Índio, além de mestres de toda a região.

O ponto alto da programação será a formatura de capoeira do Grupo Modelo Oxóssi, coordenado pelo mestre Submission, Claiton Crovatto Júnior, e pela contramestra Ciganinha, Sheila Nery. Este ano, ainda ocorre a 1ª Formatura de Capoeira da Melhor Idade, com 12 formandos. Na oportunidade, além do certificado, os capoeiristas recebem a graduação, com a entrega do cordel.

O projeto de capoeira do Grupo Modelo Oxóssi conta com o apoio da Administração Municipal, através das secretarias de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e de Educação. A capoeira é trabalhada nos Núcleos de Cultura em turno inverso escolar, com grupos no Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, Escola 24 de Maio e Parque Poliesportivo (sábados à tarde, aberto ao público). Já a Melhor Idade se reúne nas quartas-feiras, das 8h30min às 10h, no Centro Comunitário Martin Luther, no Bairro Languiru. Para o ano de 2019 , a intenção é ampliar a capoeira para mais dois núcleos.

Segundo Crovatto, a capoeira trás muitos benefícios. “A capoeira visa a integração social, além de trabalhar a coordenação motora e a memória, principalmente para terceira idade. É uma ótima ferramenta pedagógica para a educação no município de Teutonia”, frisa.

O mestre também destaca a formatura da 1ª turma de capoeira da Melhor Idade do Vale do Taquari. “Nos meus 25 anos de capoeira, posso dizer que em Teutonia não tinha acontecido algo assim com a nossa cultura. O Grupo Modelo Oxóssi da Melhor Idade já realizou varias turnês de apresentações dentro e fora do Rio Grande do Sul, como Bahia e Rio de janeiro”, coloca.

Toda a comunidade está convidada para prestigiar a programação. “Traga sua cadeira e seu chimarrão e venha prestigiar a nossa cultura. Axé”, convida o mestre Submission, Claiton Crovatto Júnior.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo AI/divulgação

LEIA TAMBÉM