HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Livro de escritor teutoniense será distribuído aos alunos da Educação Infantil e do 1º ano


06/12/2018 15:42

Weirich e sua neta entregaram os livros ao prefeito e à Secretaria de Educação nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, a Secretaria de Educação de Teutônia recebeu 760 exemplares do livro “Os Três Sapinhos”, do teutoniense Celson Weirich. Adquiridos ao custo total de R$ 1.869,60, os livros serão distribuídos gratuitamente aos alunos da Educação Infantil e do 1º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Teutônia.

A história “Os Três Sapinhos” conta a história de um casal de sapos que tem o seu sonho, de ter uma família, concretizado. No entanto, os três sapos-filhos, quando maiores, passam a se aventurar pela floresta. Neste sentido, o livro visa deixar a mensagem de que, quando se faz algo em grupo, todos devem percorrer, juntos, o mesmo caminho, para que nenhum imprevisto ocorra.

Weirich explica que a ideia do livro atende um desejo de sua neta Eduarda. “A Eduarda, há mais de dois anos, dorme em minha casa aos sábados À noite. Ao deitar, ela pede que eu lhe conte alguma história. E assim surgiu a história dos Três Sapinhos, que criei e contei dezenas de vezes à ela, por ser a sua preferida. Num desses momentos, em março, ela questionou de onde tirei esta história. Respondi que havia sido inventada por mim, como tantas outras que já lhe contara. Imediatamente ela expôs seu desejo de que outras crianças pudessem também ouvi-la, surgindo assim a ideia do livro”, explica.

O escritor acrescenta que a ideia ficou em sua mente. “Nessa noite que surgiu a ideia do livro, dormi muito pouco, pensando em como desenvolveria este projeto. E agora, em homenagem À pequena Eduarda, minha neta, apresento esta obra, que poderá ser contada a muitas crianças. Afinal, contar e ouvir histórias é um costume milenar, transmitido de geração para geração. Meu desejo é que assim continue”, subilha.

O livro possui 24 páginas e foi impresso pela Editora Pallotti, de Santa Maria. Colaboraram com o projeto o pequeno ilustrador Arthur Jéferson Kellermann, de 11 anos; a educadora, escritora e contadora de histórias Giséle Maria Weirich Todeschini, responsável pela organização e diagramação; e o pastor aposentado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Sílvio Meincke, que, no posfácio do livro, dedica uma carta à pequena Eduarda.

O secretário de Educação, Paulo Brust, deseja que os pais desfrutem bons momentos com seus filhos com este livro. “Meu desejo é que os pais proporcionem momentos de leitura para seus filhos. Valorizem a produção desse avô, que, a pedido da neta, com muito carinho escreveu este livro. É uma obra que desperta a imaginação e a fantasia, não somente nas crianças, mas também nos adultos, além de nos fazer pensar na importância do trabalho em equipe”, frisa.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

LEIA TAMBÉM