HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Maria Fumaça encanta comunidade teutoniense


04/12/2018 08:06

Maria Fumaça encantou a comunidade, que agaurdava ansiosa ao longo da ferrovia

A passagem da Maria Fumaça por Teutônia neste sábado, dia 1º de dezembro, gerou ansiedade da comunidade teutoniense. Perto do horário inicialmente previsto, a população se aglomerou ao longo da linha férrea para aguardar a passagem da locomotiva, especialmente decorada para o Natal. E nem mesmo o atraso de mais de duas horas tirou o brilho da passagem do trem, que encantou a população ao longo do trajeto Guaporé – Paverama.

O apito da locomotiva e a própria Maria Fumaça despertaram o sentimento de nostalgia. Para muitas pessoas, a lembrança da infância, de quando a passagem da Maria Fumaça era frequente. O trem ainda concretizou o imaginário, afinal, quem nunca imaginou um trem e logo se lembrou de uma Maria Fumaça?

A passagem da Maria Fumaça por Teutônia integrou o projeto Nos Trilhos do Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística juntamente com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Os passeios foram demonstrativos, tendo como objetivo trazer a atração definitiva em 2019 para a região. Neste primeiro momento, foi preciso conhecer o trajeto a fim de viabilizar o roteiro dentro da legislação que garante a segurança das linhas, túneis, vagões e passageiros. No dia 12, a locomotiva fará o trajeto Colinas – Muçum.

A locomotiva, construída em 1920 e movida à lenha, e seus vagões, todos decorados e iluminados, percorreram diversos municípios da região, incluindo Teutônia, levando a alegria e a magia do Natal. Os passeios entre os 27 túneis e 16 viadutos também tiveram como objetivo homenagear os 40 anos da Ferrovia do Trigo, oportunizando um resgate da memória ferroviária e aproximar os moradores que dedicaram esforços nesta grandiosa e importante construção para o Vale.

Para a turismóloga da Prefeitura de Teutônia, a passagem da Maria Fumaça por Teutônia no sábado foi uma “palhinha” do que será o trem turístico no Vale do Taquari. “Não temos dúvidas que a Maria Fumaça, nesta época de Natal, nos despertou os sentimentos mais puros e toda a magia que período oportuniza. Embora Teutônia não integre diretamente o trajeto original do trem turístico, o município sairá ganhando no quesito turismo. Caso se concretize o projeto do trem turístico, que será contemplativo, muitos turistas visitarão o Vale do Taquari e, consequentemente, Teutônia”, frisa.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

LEIA TAMBÉM