HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

No Dia do Estudante, Bairro Boa Vista recebe novo prédio escolar


13/08/2018 15:25

Escola também recebeu mobiliário novo

Sábado, 11 de agosto: Dia do Estudante, mas, também, uma data memorável para a comunidade do Bairro Boa Vista. Um sonho que se torna realidade: inauguração do novo e amplo prédio próprio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, maior educandário multisseriado em atividade de Teutônia, atendendo, atualmente, 68 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano.

No olhar do público presente, dos alunos e dos professores, o brilho e a emoção de ver o novo prédio sendo entregue oficialmente à comunidade. Afinal, trata-se de uma escola que possui um vínculo muito forte com a localidade há 143 anos. Em 1865, as primeiras famílias se instalam na então Picada Boa Vista, na antiga Colônia Teutônia. Dez anos mais tarde, a localidade passa a contar com sua primeira escola comunitária.
Durante 76 anos, a escola funcionou ao lado do atual cemitério evangélico. Em 1951, a escola é transferida para um prédio localizado ao lado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana Bethânia, onde permaneceu até o final de 2017. Neste meio tempo, em 2 de janeiro de 2001, a escola comunitária é municipalizada, mas sem perder o vínculo com sua comunidade.

O crescimento da localidade, que se transformou em bairro, fez surgir a necessidade de um novo prédio para a escola. Em 2016, começa a edificação de um novo educandário, mais amplo e moderno, junto à Rua Werno Strate. Com um investimento de R$ 671.887,29 em recursos próprios, o novo prédio da EMEF Bento Gonçalves tomou forma e foi entregue à comunidade na tarde de sábado, dia 11de agosto, coincidentemente no Dia do Estudante, durante solenidade que teve um show à parte dos alunos e da Orquestra Jovem de Teutônia.

Os 68 alunos, desde o início do ano, têm suas aulas no novo prédio de 621,20m2, que conta com duas salas de aula, sala de informática, biblioteca, cozinha, refeitório, dispensa, lavanderia, secretaria, sala da direção, sala dos professores, saguão coberto, banheiro masculino e banheiro feminino. Mas, desde sábado, quando ocorreu a inauguração oficial, a nova escola de fato se concretiza, com mobiliário totalmente novo, oferecendo mais conforto aos alunos, professores e funcionários.

Os alunos são atendidos pelos seguintes professores: Simone Carniel, Educação Infantil; Daniela Hauschild, 1º ano; Flávio Tiggemann, 2º ao 5º anos, além de acumular a função de diretor; Denilson Longen, Informática; Karli Heller, Educação Física; Jean Rossa, Música; Sirlei Lohmann, Educação Ambiental; Teresa Herber, supervisão; Angelita Lohmann, Língua Alemã; e Renata Schaeffer, Projetos. A escola ainda conta com a colaboração da servente Rita de Cássia Eckhardt, responsável pela merenda e limpeza.

Escola que evidencia a força da comunidade
Durante os pronunciamentos, ficou evidente o quanto a EMEF Bento Gonçalves é importante para a comunidade do Bairro Boa Vista e localidades próximas. Também houve o agradecimento ao ex-prefeito Renato Altmann, ex-vice-prefeito Evandro Biondo e ex-secretária de Educação Inara Marli Krüger Böhmer, por darem início ao sonho da comunidade local. Da mesma forma, foi enaltecida a participação efetiva dos pais. “Uma escola só dá certo quando a família trabalha em conjunto com a escola. E, aqui, isto acontece de fato”, frisou o pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Centro, Márcio Sidinei Frank.

O presidente do Círculo de Pais e Mestres, Carlos Alberto Wiethölter, convocou a comunidade a continuar auxiliando a escola. “Vamos cuidar desta escola como se fosse parte da nossa casa, pois sabemos que, aqui, nossos filhos serão bem cuidados. Aproveitem esta nova escola”, frisou.

Aspectos históricos do Bairro Boa Vista, da escola e da área de terras em que está a nova edificação também foram evidenciados. “Estou ajudando a inaugurar o segundo prédio da Escola Bento Gonçalves. Parabenizo a todos que se emprenharam para conseguirmos este novo prédio”, enalteceu Selby Wallauer, que foi professor na escola entre 1958 e 1983, o primeiro secretário de Educação de Teutônia, vereador, criador, junto com sua esposa Cliza, da bandeira do município e, até hoje, um dos principais líderes da localidade.

O diretor e professor do educandário, Flávio Tiggemann, não escondeu a emoção em seu discurso e fez questão de citar todos os prefeitos e secretários de Educação de Teutônia, que sempre investiram forte na Educação. “Toda a nação, Estado, município e família tem a sua história. Nossa escola também tem uma linda história, que hoje recebe uma nova página, uma das mais bonitas páginas. Com certeza, hoje é um momento de extrema alegria”, sublinhou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Körner, enalteceu o empenho de todos que ajudaram a construir a escola. “É uma obra que teve, também, a participação do Legislativo. Parabéns, comunidade, por esta belíssima obra”, colocou. “Com a união, se conquista obras para Teutônia. Com esta escola, quem ganha é a comunidade, os nossos alunos. Vamos continuar unidos, para Teutônia continuar crescendo”, acrescentou o vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral.

Assim como o diretor, o secretário de Educação, Paulo Brust, também não escondia a emoção. “Nosso papel é fazer a educação acontecer de fato. Aqui vemos a transformação que a escola faz na comunidade, principalmente na motivação e no envolvimento das famílias. Esta escola é nova e tem muita qualidade em educação”, frisou. Brust ainda lembrou que, em breve, a escola será cercada e contará com quadra de esportes.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, enalteceu que a inauguração do novo prédio da escola consolida a proposta da atual Administração Municipal: investir nas pessoas. “Nada se faz sozinho. Precisamos construir juntos. Investir na educação é o que mais alegra o homem público, pois se investe na formação de pessoas melhores. Precisamos reconhecer o trabalho de todos que ajudaram a construir esta escola. Teutônia tem uma história linda e um futuro promissor. Por isso, estamos trabalhando para investir o recurso público nas pessoas”, sublinhou. Na oportunidade, Brönstrup ainda anunciou que, em breve, será construída, com recursos próprios, uma nova escola na Vila Esperança, que será referência em sustentabilidade.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

LEIA TAMBÉM