HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Posto de Saúde do Bairro Teutônia conta com novos serviços e horário médico ampliado


17/08/2018 15:01

Novos serviços no posto do Bairro Teutônia integram as ações de reestruturação da Secretaria de Saúde

A Administração Municipal de Teutônia segue trabalhando na reestruturação da Secretaria de Saúde. Após mudanças significativas no Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro, com a consequente abertura do Ambulatório de Atenção Básica, bem como a reabertura da sala de vacinas no Bairro Alesgut, os postos de saúde de outros bairros também estão recebendo atenção especial gradativamente.

A reestruturação mais recente ocorreu no Posto de Saúde do Bairro Teutônia. Novos serviços já estão sendo oferecidos à comunidade local. Um dos serviços oferecidos são os exames de pré-natal. Antes, as mulheres precisavam se deslocar até a unidade sanitária do Bairro Languiru para fazer estes exames.

Outra novidade é o pré-natal para homens. “O pai também precisa estar saudável para cuidar do seu filho. Enquanto a mulher vem para os exames de pré-natal, consulta com o ginecologista, o homem recebe atendimentos de dentista, nutricionista e clínico-geral. Quanto mais o homem participa de todo o processo, melhor será o desenvolvimento da criança”, sublinha a enfermeira Roseléia Regina Halmenschlager.

O Posto de Saúde do Bairro Teutônia também está oferecendo consultas de puericultura, com o objetivo de acompanhar o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. Com a puericultura, é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnóstico de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir positivamente diante das alterações que surgirem.

Outra mudança feita no Bairro Teutônia foi o horário de atendimento médico. O clínico-geral e especialista em Saúde da Família, Fabio Zorthea, passou a atender uma hora a mais por dia. Assim, o atendimento médico foi alterado das 7h às 11h30min e das 13h às 17h. Essa alteração já teve um aumento de 100 consultas em um mês. O profissional ainda fará atendimentos médicos a domicílio às pessoas acamadas, desde que previamente agendado.

A unidade de saúde do Bairro Teutônia foi visitada nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, pelo secretário de Saúde, Hélio Brandão; pelo prefeito, Jonatan Brönstrup; e pela coordenadora dos postos de saúde, Eliane da Costa. Na ocasião, a comitiva conheceu os setores, além de conversar e se colocar à disposição dos servidores.

Para o secretário de Saúde, Hélio Brandão, a Secretaria de Saúde está dando um novo olhar à população teutoniense. “Nossa comunidade estava carente de um olhar voltado a ela. Aqui, atendemos mais um anseio que beneficiará toda a população do Bairro Teutônia. Temos, aqui, uma equipe qualificada, que está cumprindo a sua missão, de atender bem a população”, enaltece.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, coloca que a Saúde de Teutônia está conseguindo chegar cada mais perto das pessoas. “Estamos conseguindo dar um novo olhar à nossa população. A retomada de serviços essenciais à população pode ser, num primeiro olhar, algo pequeno, mas que traz grandes frutos. Em cada ação, outorgamos nosso compromisso, de investir nas pessoas”, sublinha.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

LEIA TAMBÉM