HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Postos de Saúde abrem neste sábado para vacinação contra a meningite e HPV

Para a vacina contra a meningite, adolescentes entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) estão convocados. Já para a imunização contra o HPV, estão convocados meninos entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e meninas entre 9 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Adolescentes maiores de 12 não precisam estar acompanhados dos responsáveis

12 de março, 13h52min

Neste sábado, dia 16 de março, seis unidades de saúde de Teutônia estarão abertas para a vacinação contra a meningite e contra o HPV. Todos os adolescentes e responsáveis do público-alvo estão convocados para procurarem a unidade saúde de referência, portando o cartão do SUS e a Carteira de Vacinas, e se imunizar. Adolescentes acima dos 12 anos não precisam estar acompanhados dos responsáveis.
As unidades de saúde estarão abertas, no sábado, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A imunização ocorre nos seguintes locais: Posto de Saúde do Bairro Teutônia; Posto de Saúde do Bairro Languiru; Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro; ESF Morada do Sol, no Loteamento 8; e nos ESFs Raio de Luz e Aurora, junto ao Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro.
Para a vacina Meningo C, todos adolescentes entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) estão convocados. Para a imunização contra o HPV, estão convocados meninos entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e meninas entre 9 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Saiba mais

HPV: É uma infecção sexualmente transmissível provocada por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens. Existem mais de 200 variações desse tipo de vírus. A maioria está associada a lesões benignas, como o aparecimento de verrugas, que podem ser clinicamente removidas. No Brasil, há predominância na circulação de quatro subtipos que atingem tanto homens quanto mulheres.
Meningite: É um processo inflamatório das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. Dados recentes enfatizam a necessidade da vacinação de adolescentes, com o intuito de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe. A vacinação de adolescentes visa a proteção direta impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer