Prefeitura adquire imóvel que sediará Escola Municipal de Educação Infantil

28 de dezembro, 16h51min

Em breve, Teutônia contará com mais uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no Bairro Canabarro. Nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, oficializou a compra de um imóvel localizado nas proximidades da empresa calçadista Piccadilly. A residência será transformada em educandário com capacidade para até 60 crianças de 0 a 3 anos.

O imóvel, que fica na Rua Frederico Gerhardt, possui 207 metros quadrados e estrutura térrea. A localização da nova EMEI é estratégica, sendo próxima à Piccadilly, bem como da Vila Esperança, Loteamento Arco Íris, Loteamento Roloff e de outras áreas de expansão no Bairro Canabarro, que possui a maior demanda na Educação Infantil.

O espaço será adaptado às necessidades de atendimento das crianças, atendendo à exigências pedagógicas, e terá capacidade de até 60 vagas, tendo como público-alvo crianças de 0 a 3 anos, faixa etária que tem a maior carência de vagas. O imóvel e o terreno passaram por avaliação do Setor de Engenharia da Prefeitura e a área foi classificada como de alto padrão.

A nova EMEI no Bairro Canabarro, aliada à outras obras, reduzirá a fila de espera na Educação Infantil, que atualmente está em 278 crianças. A construção da nova EMEI no Bairro Alesgut, que atenderá 132 crianças, está em reta final e deve ser inaugurada no início do próximo ano. Já a EMEI Sonho de Criança, no Bairro Canabarro, será ampliada, com duas novas salas, criando mais 40 vagas. O governo ainda pleiteia, junto ao Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação, recursos para a construção de uma EMEI nas proximidades do Loteamento Morada do Sol, também no Bairro Canabarro, que terá capacidade para 188 crianças, zerando, assim, a fila de espera.

O secretário de Educação, Paulo Brust, lembra que uma das principais prioridades do governo municipal é a Educação Infantil. “Quando assumimos, sabíamos dos desafios que teríamos pela frente na Educação Infantil e, por isso, tratamos a área como prioritária. Não medimos esforços para alcançar o nosso objetivo. Educação Infantil se faz com pessoas capacitadas e, também, com uma estrutura que atenda as necessidades dos alunos, pais e educadores. A aquisição deste imóvel, em uma área estratégica, vai ao encontro desta proposta”, frisa.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, também destaca que o imóvel é uma importante aquisição para a Educação Infantil. “É um investimento que vai ao encontro com a nossa proposta principal do governo, de cuidar das pessoas. Não é somente um simples imóvel, mas sim um local onde iniciaremos a formação dos nossos cidadãos do futuro. Sabemos que vamos colher inúmeros frutos deste investimento, onde os maiores beneficiados serão as nossas famílias”, sublinha.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação