HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Primeiros Chromebooks são entregues à Escola Professor Alfredo Schneider


26/12/2018 16:06

Escola Alfredo Schneider recebeu os 30 primeiros Chromebooks

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider, no Bairro Teutônia, já iniciarão o ano letivo no próximo ano com uma ferramenta adicional que contribuirá no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se do Chromebook, cujos primeiros 30 equipamentos foram entregues na semana passada.

Durante o ato de entrega, alunos da Escola Alfredo Schenider já puderam experimentar a ferramenta, bem como visualizar o leque de opções que o Chromebook oferece. O Chromebook conta com a plataforma Google for Education é já é utilizado por instituições de ensino superior e por escolas particulares. Diante da necessidade de acompanhar esses avanços, a Secretaria de Educação entendeu que a ferramenta será um importante aliado dos professores no dia a dia e, neste sentido, traz a novidade para a rede municipal. Inicialmente, 90 Chromebooks foram adquiridos e tiveram o investimento de R$ 139.365,00. O valor unitário foi de R$ 1.548,50.

O secretário de Educação, Paulo Brust, lembrou que Chromebook oferece um leque de opções importantes para a formação dos alunos. “É um projeto inovador que estamos trazendo para as escolas municipais. Universidades e escolas particulares já contam com esta importante ferramenta. Nada mais justo que nossas escolas também possuírem esta tecnologia. Importante frisar que o Chromebook não substitui o papel do professor, mas, sim, é um aliado no processo de ensino-aprendizagem, ainda mais numa época em que as crianças possuem acesso às ferramentas tecnológicas desde pequenas”, sublinhou.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, lembrou que, para se manter a qualidade de ensino, é preciso estar atento às novas tecnologias. “É um grande passo que damos na educação de Teutônia. Cada vez mais é preciso acompanhar os avanços tecnológicos e enxergar neles os benefícios que eles podem proporcionar. O Chromebook vai ao encontro desta ideia e será importante suporte para os nossos professores, que tão bem desempenham o seu papel de preparar os cidadãos do futuro”, frisou.

Os professores de informática interessados em implantar a ferramenta nos seus educandários de atuação participaram de qualificação ministrada pelo professor Luis Antônio Schneiders, na Universidade do Vale do Taquari (Univates). A partir daí, se começou a construir o projeto, que inicia pela Escola Alfredo Schneider e se estenderá gradativamente a outros educandários.

Benefícios dos Chromebooks

Conforme o professor de informática da Secretaria de Educação, Fabrício Hartmann, os Chromebooks vêm para atualizar a parte tecnológica das escolas que estão defasadas para as aulas de informática. “Com os Chromebooks, pode-se ter acesso direto à nuvem, proporcionando um ambiente para troca de informações e a aprendizagem colaborativa. Se tem a possibilidade de não se ficar preso em sala de aula, utilizando-o em diferentes ambiente como local de ensino e aprendizagem, como o pátio da escola, pois a duração da bateria é de aproximadamente 10 horas. Somente é necessário ter sinal de internet”, frisou.

Hartmann ainda observou que a ferramenta não beneficia somente os alunos, mas também os professores. “Como todos são interligados em uma rede da Google, o Google for Education, o professor pode compartilhar informações com os alunos e todos verão o link de acesso na hora em seus Chromes. Além disso, dá a possibilidade para os professores criarem salas de aula virtuais com o Google Classroom, na qual podem postar informações, atividades, vídeos, entre outras que julgue interessante. As possibilidades são muitas, dependendo somente da determinação dos professores e profissionais que terão a possibilidade de trabalhar com os Chromes”, enalteceu.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Daiane Vargas de Souza/divulgação

LEIA TAMBÉM