HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Projeto do Creas de Teutônia alerta as crianças e adolescentes sobre violação de direitos

Iniciativa, denominada “Creas nas escolas – cuidar é preciso”, contempla, no momento, cinco educandários do município

13 de junho, 8h00min

Larissa Santos
Projeto do Creas alerta as crianças e adolescentes sobre violação de direitos
Projeto do Creas alerta as crianças e adolescentes sobre violação de direitos

Orientar as crianças e adolescentes sobre violação de direitos, identificar situações de violências físicas, psicológicas e sexuais, bem como mostrar a melhor forma de denunciar casos de agressões e abusos, fazem parte do projeto “Creas nas escolas – cuidar é preciso”. Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Teutônia, através do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), o projeto surgiu como forma de relembrar o dia 18 de maio, data escolhida nacionalmente para a conscientização do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Organizado pela psicóloga do Creas, Janaina Zimmer, com o apoio da equipe do serviço, o projeto teve início no dia 17 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio e se estende durante o ano de 2019, com palestras informativas aos alunos de 5° a 9° ano em outras escolas do município. “Como atendemos crianças e adolescentes em situações de violência, decidimos que neste ano trabalharíamos a prevenção e orientação destas no ambiente escolar, já que o maior público nessa faixa etária, considerada vulneráveis ao risco de abuso e exploração, se encontra nos educandários”, explica Janaina.
A psicóloga ressalta que o assunto deve ser cada vez mais discutido, tanto nas escolas quanto pelas famílias. “Precisamos ensinar as crianças a se protegerem e denunciarem abuso e outras formas de violências sofridas, pois os danos causados geram consequentemente traumas. São inúmeras as sequelas físicas e emocionais que uma criança e adolescente têm quando passa por uma situação de violência, principalmente o abuso sexual”, completa.
O “Creas nas escolas – cuidar é preciso”, contempla, inicialmente, cinco educandários de Teutônia. As escolas municipais de Ensino Fundamental 24 de Maio, Professor Teobaldo Closs e Professor Guilherme Sommer, ambas no Bairro Canabarro, receberam a palestra no mês de maio, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider, do Bairro Teutônia, receberá a visita das profissionais do Creas em agosto.
Nesta segunda-feira, dia 10 de junho, foi a vez da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin, do Bairro Canabarro, receber a palestra informativa e de orientação, ministrada pela psicóloga Janaína Zimmer e pela advogada Daiana da Silva Toledo. Na oportunidade, os alunos puderam tirar dúvidas e entender como acontece uma violação de direitos, identificar relacionamentos abusivos e abusos sexuais, e como se manifesta as diversas formas de violências, que ocorrem também dentro do espaço escolar.
A coordenadora do Creas, Tainá Kovalski, explica que o projeto “Creas nas escolas – cuidar é preciso” pretende realizar mais ações em parceria com a Educação e demais serviços de rede de atendimento da infância e da adolescência. “Nosso intuito é esclarecer para as crianças e adolescentes de como saber se uma pessoa está sofrendo alguma situação de violação de direitos e quais as formas de enfrentar estas situações, principalmente em casos de abuso e exploração sexual. É nosso dever, alertar e orientar a todos sobre a violência”, finaliza.

Foto: Larissa Santos
Projeto Creas nas escolas – Cuidar é preciso iniciou no mês de maio

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos