HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Próximo Arte na Rua será alusivo ao Dia do Trabalhador

Evento ocorrerá no dia 1º de maio, junto ao Centro Administrativo, em parceria com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela. Além da programação tradicional – com Feira de Artesanato, brinquedos infláveis gratuitos, triciclos, entre outras –, evento terá simulado de acidente de trânsito (abrindo as atividades do Maio Amarelo) e ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos (com recebimentos de medicamentos vencidos, para descarte adequado, ou sobras, para serem redistribuídas)

18 de abril, 14h00min

Édson Luís Schaeffer/arquivo
Feira de Artesanato será uma das atrações
Feira de Artesanato será uma das atrações

O dia 1º de maio terá programação especial alusiva ao Dia do Trabalhador junto ao Centro Administrativo, em Teutônia. O evento Arte na Rua, inicialmente previsto para o dia 28 de abril, foi transferido para 1º de maio e oferecer uma programação especial aos trabalhadores. Além de trazer arte e cultura ao Centro Administrativo, diversas outras atrações estão programadas, como Feira de Artesanato, brinquedos infláveis, triciclos, simulado de acidente (abrindo atividades do Maio Amarelo), ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, entre outros.
O evento inicia às 14h e é aberto à toda a comunidade. O Arte na Rua é organizado pelas secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e, nesta edição, contará com a parceria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região (Sindicomerciários), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela, Departamento Municipal de Trânsito e Secretaria de Saúde.

Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo
Arte na Rua tem ofertado opções de cultura e arte para quem frequenta o Centro Administrativo

Dentre as atrações e ações já confirmadas, estão:
– brinquedos infláveis gratuitos (parceria com os sindicatos);
– atrações musicais a serem divulgada em breve (parceria com o sindicatos);
– Grupo de Capoeira Modelo Oxóssi, dos Núcleos de Cultura;
– triciclo/trenzinho, para circular pelo Centro Administrativo;
– comercialização de algodão doce, churros, crepes, sorvetes, picolés, água e refrigerante;
– Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos de Teutônia;
– Artesanato e trabalhos manuais do Ateliê Amoras e Costuras;
– Comercialização de mandalas;
– Feira do Livro Espírita (da Sociedade Espírita Caminhos de Luz);
– Brechó;
– ervateira;
– Kombi de Chopp;
– entre outras atrações.
Interessados em expor no evento podem entrar em contato pelo telefone (51) 3762-7700, ramal 129. Os quatro quadrantes do Centro Administrativo são um dos principais pontos de encontro nos finais de semana e feriados, reunindo a comunidade, especialmente famílias. O Arte na Rua, portanto, vai ao encontro da população que frequenta a prefeitura, especialmente nos domingos e feriados, oferecendo opções culturais, além de atrair visitantes de outros municípios.

Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo
Assim como nas edições anteriores, triciclos serão uma das atrações

Simulado de acidente e Maio Amarelo

Durante o mês de maio ocorrem diversas ações alusivas ao Maio Amarelo, com o objetivo de desenvolver ações de conscientização sobre o trânsito. Em Teutônia não será diferente. Por isso, o Departamento de Trânsito aproveitará o evento Arte na Rua para lançar a campanha no Município, que terá como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.
Durante o evento, além da distribuição de material educativo e de conscientização, ocorrerá um simulado de acidente. A intenção é alertar sobre os danos que um acidente causa, bem como demonstrar a importância dos primeiros socorros. A ação conta com o apoio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Schneider e Reichert, Samu, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários.
Durante o mês de maio, outras diversas atividades serão realizadas, como palestras e ações educativas, com o foco na conscientização. “Entendemos que a conscientização ainda é o melhor caminho para termos um trânsito mais seguro”, observa o diretor do Departamento de Trânsito, Carlos Alberto da Silva.

Uso racional de medicamentos

A Secretaria de Saúde e a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) de Teutônia realizarão a 1ª Campanha Municipal pelo Uso Racional de Medicamentos e, junto ao Arte na Rua, ocorre a uma das ações. Neste dia, profissionais da saúde estarão conversando com a população sobre o acesso a medicamentos, seu uso correto e prevenção de riscos envolvendo o uso inadequado destes produtos.
Durante o evento, ainda serão recolhidos medicamentos vencidos para o descarte adequado, além do recebimento de sobras de medicamentos, que, após a triagem, poderão ser disponibilizados para o tratamento de outras pessoas. “O uso racional de medicamentos é um tema de suma importância, pois é uma forma de garantir que o indivíduo tenha acesso ao medicamento adequado à sua necessidade e, também, saiba como usá-lo de forma a obter os melhores resultados terapêuticos”, explica a farmacêutica Caroline Grohe Schirmer Brandão, da Comissão de Farmácia e Terapêutica.
As ações também ocorrerão em outros momentos. Os pescritores receberão orientação e atualização quanto à prescrição de medicamentos, considerando a eficácia e acesso dos mesmos no dia 30 de abril. Além disso, a CGT estará disponibilizando um profissional de saúde para visitar as comunidades e apresentar uma palestra sobre o tema, desde a prescrição, terapia, armazenamento e descarte adequado. Comunidades e grupos de associações podem solicitar a palestra, que ficará disponível ao longo de 20198, através do telefone (51) 3762-7800, com a farmacêutica Juliana.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer