Próximo Arte na Rua será alusivo ao Dia do Trabalhador

Evento ocorrerá no dia 1º de maio, junto ao Centro Administrativo, em parceria com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela. Além da programação tradicional – com Feira de Artesanato, brinquedos infláveis gratuitos, triciclos, entre outras –, evento terá simulado de acidente de trânsito (abrindo as atividades do Maio Amarelo) e ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos (com recebimentos de medicamentos vencidos, para descarte adequado, ou sobras, para serem redistribuídas)

18 de abril, 14h00min

Édson Luís Schaeffer/arquivo
Feira de Artesanato será uma das atrações

O dia 1º de maio terá programação especial alusiva ao Dia do Trabalhador junto ao Centro Administrativo, em Teutônia. O evento Arte na Rua, inicialmente previsto para o dia 28 de abril, foi transferido para 1º de maio e oferecer uma programação especial aos trabalhadores. Além de trazer arte e cultura ao Centro Administrativo, diversas outras atrações estão programadas, como Feira de Artesanato, brinquedos infláveis, triciclos, simulado de acidente (abrindo atividades do Maio Amarelo), ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, entre outros.
O evento inicia às 14h e é aberto à toda a comunidade. O Arte na Rua é organizado pelas secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e, nesta edição, contará com a parceria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região (Sindicomerciários), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela, Departamento Municipal de Trânsito e Secretaria de Saúde.

Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo
Arte na Rua tem ofertado opções de cultura e arte para quem frequenta o Centro Administrativo

Dentre as atrações e ações já confirmadas, estão:
– brinquedos infláveis gratuitos (parceria com os sindicatos);
– atrações musicais a serem divulgada em breve (parceria com o sindicatos);
– Grupo de Capoeira Modelo Oxóssi, dos Núcleos de Cultura;
– triciclo/trenzinho, para circular pelo Centro Administrativo;
– comercialização de algodão doce, churros, crepes, sorvetes, picolés, água e refrigerante;
– Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos de Teutônia;
– Artesanato e trabalhos manuais do Ateliê Amoras e Costuras;
– Comercialização de mandalas;
– Feira do Livro Espírita (da Sociedade Espírita Caminhos de Luz);
– Brechó;
– ervateira;
– Kombi de Chopp;
– entre outras atrações.
Interessados em expor no evento podem entrar em contato pelo telefone (51) 3762-7700, ramal 129. Os quatro quadrantes do Centro Administrativo são um dos principais pontos de encontro nos finais de semana e feriados, reunindo a comunidade, especialmente famílias. O Arte na Rua, portanto, vai ao encontro da população que frequenta a prefeitura, especialmente nos domingos e feriados, oferecendo opções culturais, além de atrair visitantes de outros municípios.

Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo
Assim como nas edições anteriores, triciclos serão uma das atrações

Simulado de acidente e Maio Amarelo

Durante o mês de maio ocorrem diversas ações alusivas ao Maio Amarelo, com o objetivo de desenvolver ações de conscientização sobre o trânsito. Em Teutônia não será diferente. Por isso, o Departamento de Trânsito aproveitará o evento Arte na Rua para lançar a campanha no Município, que terá como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.
Durante o evento, além da distribuição de material educativo e de conscientização, ocorrerá um simulado de acidente. A intenção é alertar sobre os danos que um acidente causa, bem como demonstrar a importância dos primeiros socorros. A ação conta com o apoio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Schneider e Reichert, Samu, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários.
Durante o mês de maio, outras diversas atividades serão realizadas, como palestras e ações educativas, com o foco na conscientização. “Entendemos que a conscientização ainda é o melhor caminho para termos um trânsito mais seguro”, observa o diretor do Departamento de Trânsito, Carlos Alberto da Silva.

Uso racional de medicamentos

A Secretaria de Saúde e a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) de Teutônia realizarão a 1ª Campanha Municipal pelo Uso Racional de Medicamentos e, junto ao Arte na Rua, ocorre a uma das ações. Neste dia, profissionais da saúde estarão conversando com a população sobre o acesso a medicamentos, seu uso correto e prevenção de riscos envolvendo o uso inadequado destes produtos.
Durante o evento, ainda serão recolhidos medicamentos vencidos para o descarte adequado, além do recebimento de sobras de medicamentos, que, após a triagem, poderão ser disponibilizados para o tratamento de outras pessoas. “O uso racional de medicamentos é um tema de suma importância, pois é uma forma de garantir que o indivíduo tenha acesso ao medicamento adequado à sua necessidade e, também, saiba como usá-lo de forma a obter os melhores resultados terapêuticos”, explica a farmacêutica Caroline Grohe Schirmer Brandão, da Comissão de Farmácia e Terapêutica.
As ações também ocorrerão em outros momentos. Os pescritores receberão orientação e atualização quanto à prescrição de medicamentos, considerando a eficácia e acesso dos mesmos no dia 30 de abril. Além disso, a CGT estará disponibilizando um profissional de saúde para visitar as comunidades e apresentar uma palestra sobre o tema, desde a prescrição, terapia, armazenamento e descarte adequado. Comunidades e grupos de associações podem solicitar a palestra, que ficará disponível ao longo de 20198, através do telefone (51) 3762-7800, com a farmacêutica Juliana.