HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Revitalização da Rua Capitão Schneider visa valorizar o comércio local e atrair mais consumidores

Executivo autorizou o início das obras na quarta-feira. Revitalização de uma das principais vias comerciais do município era um anseio de mais de 10 anos

4 de julho, 11h10min

Édson Luís Schaeffer
Ato marcou a assinatura da autorização do início das obras
Ato marcou a assinatura da autorização do início das obras

Valorizar o comércio local e atrair mais consumidores. Com esta visão, a Administração Municipal está investindo na revitalização de uma das principais vias comerciais de Teutônia, a Rua Capitão Schneider, no Bairro Canabarro. A autorização para o início das obras foi assinada na tarde de quarta-feira, dia 3 de julho, durante ato solene realizado na via, reunindo autoridades, comerciantes e autoridades.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, observou que o objetivo da revitalização é fomentar o comércio desta importante via, que há mais de 10 anos pleiteia investimentos no local. “Esta via é de suma importância para o município, pois agrega toda a diversidade comercial numa só rua, gerando emprego e renda e se configurando como um verdadeiro shopping a céu aberto. É mais uma obra que vai ao encontro à nossa proposta de governo, que é o investimento para as pessoas, que terão espaço propício para compras e lazer”, enalteceu.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Rua Capitão Schneider é uma das principais vias comerciais de Teutônia

Para Reni Flach, da DMF Esportes, a revitalização valorizará, ainda mais, o comércio da via. “A revitalização da rua será algo muito bom, pois, há vários anos, não teve nenhuma interferência significativa. A revitalização vai beneficiar não somente nós, comerciantes, mas toda a população. Estas obras valorizam, ainda mais, o nosso comércio, porque uma rua revitalizada, uma calçada mais bonita e padronizada transformam a via em um cartão postal, um lugar agradável para as pessoas”, colocou.
Gerson Grabin, da Teutoluz, observou que a revitalização da Rua Capitão Schneider é um anseio antigo dos comerciantes, visando oferecer mais conforto para os clientes. “Quando estive na diretoria de comércio da CIC, numa das reuniões do Núcleo da Capitão Schneider, surgiu como prioridade a revitalização da rua. A partir daí, começamos a discutir a ideia com a Prefeitura. A revitalização era necessária há vários anos e será benéfica para a maioria dos comerciantes. Fico muito feliz com este pontapé inicial”, enalteceu.
O vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, colocou que a revitalização será uma obra histórica, pela relevância da via para Teutônia. “Priorizamos a saúde e a educação. E agora, estamos iniciando inúmeras obras importantes e estratégicas, como esta revitalização, que ficará na história do nosso município”, pontuou.
O vice-presidente de Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio de Serviços (CIC) de Teutônia, Renato Lauri Scheffler, salientou que há muito tempo se discutia a revitalização da Rua Capitão Schneider, o que agora será colocado em prática. “O poder público é um vetor do desenvolvimento. Essa revitalização será um marco importante para Teutônia”, sublinhou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Ato foi realizado na Rua Capitão Schneider

A revitalização contempla calçadão, floreiras, bancos, entre outros itens arquitetônicos, com o objetivo de valorizar os estabelecimentos instalados no local. Dentre as obras, estão a ampliação do passeio público, implantação de mobiliário urbano e paisagismo, implantação de rede drenagem pluvial e sistema de iluminação pública, e sinalização horizontal e vertical. A área de interferência será de 4.180,59 metros quadrados, compreendo o trecho entre as ruas 7 de setembro e 31 de Março.
A calçada, com dois metros de largura, será de blocos de concreto (semelhante às das ruas Major Bandeira e Três de Outubro, no Bairro Languiru) e contará com bancos e floreiras de concreto armado, além de piso tátil para deficientes visuais. Além disso, a via terá estacionamento rotativo nos dois lados e a pista será de dupla rodagem, continuando em sentido único.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Ato reuniu autoridades, comerciantes e comunidade

As obras serão executada pela Construtora Edil, de Teutônia, empresa vencedora do processo licitatório. O investimento previsto é de R$ 806.140,80, recurso que integra o financiamento de R$ 5 milhões encaminhado junto ao Badesul.
A Rua Capitão Schneider concentra inúmeros estabelecimentos comerciais, de diversos ramos, e serviços. Dentre os estabelecimentos, estão farmácias, vestuário, artesanato, agropecuária, comunicação visual, bazar, agência bancária, casa lotérica, tabacaria, lojas de eletrodomésticos, imobiliária, salões de beleza/barbearia, mercado, academia, lojas de calçados, escritórios de contabilidade, consultórios de profissionais da saúde, sorveteria, lancheria, restaurante, CFC, entre outros. Informalmente, a região é denominada de “shopping a céu aberto”.


CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer