Saberes, sabores e costumes do tradicionalismo: Acampamento Farroupilha de Teutônia inicia nesta sexta-feira

Programação segue até o dia 20 e contará com desfiles, shows e fandangos, além do resgate da essência tradicionalista

11 de setembro, 16h29min

Leo Wiebusch
Acampamento Farroupilha se localiza ao lado do Centro Administrativo

As cores do Rio Grande do Sul já estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. Isso porque na sexta-feira, dia 13 de setembro, inicia o 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, programação que segue até o dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Desfiles, shows, fandangos, costelão solidários, comidas campeiras, rodas de chimarrão – e muito mais – estarão à disposição.
Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, o Acampamento Farroupilha valoriza as entidades tradicionalistas de Teutônia e oferece à população o acesso à cultura gaúcha. “A Administração Municipal de Teutônia confiou e acreditou nas entidades tradicionalistas do município e deu este grande presente para a comunidade teutoniense. Um acampamento organizado, seguro e que mantém as principais características da cultura tradicional gaúcha. O tradicionalismo faz com que a gente traga as famílias para algo bom a fazer, aproximando-as da arte e cultura gaúcha”, enaltece.

Acampamento Farroupilha de Teutônia resgatará saberes, sabores e costumes do tradicionalismo

O tradicionalista e coordenador campeiro do evento, Maciel Wiebusch, destaca que o tradicionalismo de Teutônia vive um novo momento por meio do Acampamento Farroupilha. “Antes, cada entidade tinha a sua programação, inclusive com conflitos de agenda. Em 2017, Teutônia teve um momento histórico, um novo olhar para o tradicionalismo, quando a Administração Municipal propôs o Acampamento Farroupilha, reunindo as entidades num só espaço. Agora, chegamos ao 3º Acampamento Farroupilha com uma programação que traz o melhor do tradicionalismo”, ressalta.
O Acampamento Farroupilha de Teutônia ocorre de 13 a 20 de setembro, junto ao Centro Administrativo. Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrará algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.

Foto: Leo Wiebusch
Acampamento Farroupilha se localiza ao lado do Centro Administrativo

Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.
O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – estão o trovador Capitão Faustino, Mano Lima, Tchê Chaleira, Orquestra de Teutônia, Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas.
As ruas ganharão as cores do Rio Grande em dois momentos: no dia 15 de setembro, no Bairro Canabarro, com o Desfile Cultural do CCT Querência Amada; e dia 20 de setembro, com o Passeio da Bombacha oficial do Acampamento Farroupilha, nos bairros Languiru e Centro Administrativo.
Na segunda-feira, dia 16, está prevista a visitação das escolas ao Acampamento Farroupilha. Na ocasião, diversas atividades estão previstas, como introdução aos costumes e cultura tradicionalista, brincadeiras e acesso a ferramentas e elementos que fazem parte do tradicionalismo.
O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SEXTA-FEIRA – 13/09

20h – Jantar do Rotary Club, no Galpão Farroupilha
21h – Show com Capitão Faustino (trovador), no Pavilhão Multiuso