HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Sala do Empreendedor Mais Perto de Você: serviço é apresentado a empreendedores

Iniciativa visa aproximar o serviço dos empreendedores e interessados em empreender

3 de julho, 13h09min

Édson Luís Schaeffer
Sebrae apresentou seus projetos, dentre eles, a Sala do Empreendedor, em parceria com a Prefeitura
Sebrae apresentou seus projetos, dentre eles, a Sala do Empreendedor, em parceria com a Prefeitura

Com o objetivo de aproximar a Sala do Empreendedor de Teutônia do seu público-alvo, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, juntamente com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está oportunizando momentos descentralizados de apresentação do serviço. A primeira edição da Sala do Empreendedor Mais Perto de Você ocorreu na segunda-feira, dia 1º de julho, no Bairro Canabarro, tendo como local o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (Siticalte).
O prefeito, Jonatan Brönstrup, na abertura do encontro, enalteceu que o empreendedorismo também faz parte das ações de governo. “A Administração Municipal tem tido a preocupação de aproximar, cada vez mais, da comunidade as oportunidades. Por isso, estamos aqui hoje, aproximando o trabalho do Sebrae e da Sala do Empreendedor de vocês, que trabalham pelo desenvolvimento da nossa cidade”, frisou.
Dentre as pautas estavam a importância dos pequenos empreendedores para a economia do município, o Sebrae como especialista em participar do desenvolvimento dos empreendedores e a interação e esclarecimento de dúvidas sobre os empreendimentos ou de que forma legalizar os seus sonhos. O evento foi direcionado para empresários em geral, pequenas e micro empresas, microempreendedores individuais, pessoas que pensam em abrir o seu próprio empreendimento ou legalizar seu negócio.
Durante o encontro, a gerente regional, Liane Klein, e técnico de atendimento Ademir José Ewald apresentaram os serviços prestados pelo Sebrae. “O Sebrae é referência no desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Visamos o desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda, além de estimular os empreendedores”, expôs Liane. A gerente ainda lembrou que 99% das empresas de Teutônia são de micro e pequeno porte.
Liane também apresentou alguns projetos executados pelo Sebrae visando o desenvolvimento regional, como Atores do Desenvolvimento, Desenvolvimento Territorial, Sala do Empreendedor e Compras Públicas. “Mais de 60% das compras públicas de Teutônia são feitas de empresas teutonienses, gerando, assim, emprego, renda e desenvolvimento. Destes, 15% de micro e pequenas empresas”, observou.
Focando na Sala do Empreendedor, Liane e Ademir colocaram que o espaço, localizado junto às prefeituras, serve de ponto de referência para o empreendedorismo. “É o lugar onde os empreendedores podem ter como referência na abertura de empresas, mudança de endereço, entre outros, evitando que ele tenha que ir de secretaria em secretaria. Basta ele ir à Sala do Empreendedor, que o restante do processo vai tramitar internamente, ou seja, é menos burocracia”, frisou Ewald.
Conforme o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Eckert, a intenção é tornar Teutônia referência no atendimento aos empreendedores. “Os empreendedores de Teutônia e os que querem investir aqui serão muito bem recebidos e atendidos pela nossa Sala do Empreendedor, pois sempre estaremos aprimorando os serviços prestados”, enalteceu. Ao final do encontro, os presentes puderam conhecer mais sobre os serviços prestados pela Sala do Empreendedor e pelo Sebrae.
A Sala do Empreendedor foi implantada com o objetivo de agilizar e desburocratizar os processos relacionados à abertura e manutenção de empresas. O espaço está localizado junto à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, sala 49 da Prefeitura, e atende das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3762-7700, ramal 129, com Bárbara Santos.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Prefeito Jonatan Brönstrup colocou que objetivo foi apresentar a Sala do Empreendedor

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ABERTURA DE EMPRESAS

PONTO FIXO

– Requerimento alvará de localização
– Estudo de Viabilidade
– CNPJ
– Contrato social
– Habite-se
– Alvará do Corpo de Bombeiros
– Certificado Treinamento do Corpo de Bombeiros
– Licenciamento ambiental
– Alvará da Visa
– Procuração contador

PONTO DE REFERÊNCIA

– Requerimento alvará de localização
– Estudo de Viabilidade
– CNPJ
– Contrato social
– Licenciamento ambiental
– Alvará da Visa
– Procuração contador
– Declaração ponto de referência

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer