HORÁRIO DE ATENDIMENTO De Segunda às sextas-feiras,
7h30min às 11h30min, 13h às 17h
NOTICIAS

Secretaria da Saúde prepara programação alusiva ao Outubro Rosa no dia 20


11/10/2018 16:45

A Secretaria Municipal de Saúde de Teutônia, juntamente com as Unidades Básicas de Saúde, está preparando uma programação especial alusiva ao Outubro Rosa. O evento acontecerá no dia 20 de outubro, das 8h às 12h, no Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro e no Posto de Saúde do Bairro Languiru.

O objetivo do evento é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. Além da prevenção do Câncer de Mama, serão abordados outros temas e realizadas atividades por diversos profissionais da área da saúde.

A programação prevê coleta de pré-câncer (agendar com antecedência na Saúde da Mulher); testagens rápidas de HIV, Sífilis, Hepatites B e C (livre demanda); doação de cabelos (já cortados) e lenços; orientações com enfermagem, agentes comunitárias de saúde, farmacêutico, nutricionista, dentista e Saúde Mental; realização de maquiagem; entre outras atividades.

Todas as mulheres estão convidadas para participarem da programação. “Enfatizamos a importância da participação das mulheres no dia 20 de outubro. Dedique este dia especial a você”, salientam as profissionais responsáveis pela organização do evento.

Na década de 1990, em Nova York, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada mundialmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Texto : Édson Luís Schaeffer

LEIA TAMBÉM