HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Semana do Meio Ambiente mobiliza comunidade escolar de Teutônia

Palestras, ações de conscientização e visitas ao aterro sanitário foram algumas das atividades que movimentaram as escolas do município desde o dia 4 de junho

12 de junho, 8h00min

Matheus Prates
Alunos também assistiram à peça teatral O Guardião da Árvore Sagrada
Alunos também assistiram à peça teatral O Guardião da Árvore Sagrada

As escolas municipais e estaduais de Teutônia tiveram uma semana intensa de atividades voltadas à Semana do Meio Ambiente. Com o propósito de despertar a consciência de proteção e preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Teutônia, através das secretarias de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Vigilância Sanitária e o Programa Saúde na Escola, oportunizou aos alunos e a toda a comunidade escolar diversas atividades desde o dia 4 de junho.
Um dos temas abordados foi o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Profissionais da Vigilância Sanitária conversaram com alunos de todos os níveis de ensino e repassaram dicas de como eliminar os focos de criação do mosquito, ações que consequentemente impactam na preservação ambiental.

Foto: divulgação
Conversa com alunos sobre o combate ao Aedes Aegypti foi ministrada pela Vigilância Sanitária
Foto: divulgação
Conversa com alunos sobre o combate ao Aedes Aegypti foi ministrada pela Vigilância Sanitária
Foto: divulgação
Conversa com alunos sobre o combate ao Aedes Aegypti foi ministrada pela Vigilância Sanitária

Saneamento e coleta seletiva de lixo foi outra temática presente em três palestras, que também eram abertas à comunidade interessada no tema. O biólogo Cristiano Steffens falou sobre o assunto e esclareceu dúvidas. O subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Teutônia, Clemir Tavares de Jesus, também apresentou o projeto de coleta de esgotos, elaborado pela Prefeitura e pela Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.
Em outra palestra, a bióloga Mirian Strate falou sobre Sustentabilidade e Protagonismo Jovem. A palestrante destacou a importância dos jovens serem protagonistas da transformação necessária para sobrevivência humana no planeta.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Palestras sobre diversos temas integraram programação

Durante toda a semana também houve visitas dos alunos ao aterro sanitário do município. No local, os estudantes puderam compreender todo o processo do descarte de resíduos, desde a chegada do material ao aterro, triagem, reciclagem e destinação à vala. A ideia desta atividade foi conscientizar sobre a importância do descarte correto do lixo e que o problema do lixo não termina quando ele é posto para fora de casa.

Foto: divulgação
Durante a semana, também houve visitas ao aterro sanitário

Peça teatral, da mesma forma, integrou a programação. Nesta segunda-feira, dia 10, alunos do 3º ao 5º anos assistiram à peça “Os Guardiões da Árvore Sagrada”, com o grupo Luz & Cena, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut. A estimativa é de que 2.500 estudantes tenham participado das atividades da Semana do Meio Ambiente. Vale ressaltar que cada escola também desenvolveu atividades específicas relativas ao Dia do Meio Ambiente, não ficando restritos à programação proposta.

Foto: Matheus Prates
Alunos também assistiram à peça teatral O Guardião da Árvore Sagrada

Na quinta-feira, dia 13, alunos de escolas que aderiram ao Programa Saúde na Escola (EMEF Professor Guilherme Sommer, EMEF 24 de Maio, EMEF Professor Alfredo Schneider e EEEM Reynaldo Affonso Augustin) assistirão à peça teatral “Quarenta segundos”, com o grupo Go.star. A atividade ocorre na Univates e integra a 2ª Mostra Regional de Saúde de Adolescentes e Programa Saúde na Escola.
Segundo a secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, a programação foi voltada aos alunos para despertar neles, desde pequenos, a importância da preservação do meio ambiente. “São eles que vão despertar nos pais, familiares, vizinhos e amigos de que precisamos, sim, preservar o meio ambiente. Por isso, essa conscientização precisa começar desde cedo e, neste sentido, a avaliação da Semana do Meio Ambiente é muito boa”, enaltece.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Mügge, coloca que todos têm o dever de auxiliar na preservação do meio ambiente. “Cada um pode fazer a sua parte, como separar e destinar adequadamente o seu lixo. É por meio de simples atitudes que vamos preservar os rios, as matas, enfim, o nosso ambiente, tão importantes para a nossa sobrevivência. Acreditamos que, com a Semana do Meio Ambiente, começamos a despertar esta consciência”, afirma.
Também integra a programação da Semana do Meio Ambiente o recolhimento de embalagens de agrotóxicos tríplice-lavadas. Nos dias 12 a 14 de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, em parceria com a Fundação Pró Rio Taquari, Cooperativa Languiru, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizará o recolhimento de embalagens de agrotóxicos no interior do município. Cada localidade terá um lugar específico onde a equipe de recolhimento das embalagens passará.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer