HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Semana do Museu: oportunidade para conhecer o Museu Henrique Üebel

Localizado junto ao Centro Administrativo, Museu terá expediente estendido entre os dias 17 e 23 de maio. Acervo remete às ferramentas e objetos dos antepassados, bem como abriga os instrumentos do homem-orquestra, Henrique Üebel

7 de maio, 14h21min

Léo Wiebusch
Museu Henrique Üebel integra o complexo do Centro Administrativo
Museu Henrique Üebel integra o complexo do Centro Administrativo

No dia 18 de maio se comemora o Dia do Museu. Para marcar a data, a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia promove a Semana do Museu, entre os dias 17 e 23 de maio, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância destes espaços. Visando facilitar o acesso da comunidade, o Museu Henrique Üebel, junto ao Centro Administrativo, terá o expediente estendido durante a Semana do Museu.
O atendimento no museu, entre os dias 17 e 23, será das 8h às 11h e das 13h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira. Nos sábados e domingos, o expediente será das 14h às 17h. Escolas, entidades e grupos interessados em visitar o acervo poderão fazer o agendamento diretamente com a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, sala 17 da Prefeitura, ou pelo telefone (51) 3762-7775.
O Museu Henrique Üebel é um dos cartões-postais de Teutônia, integrando o complexo do Centro Administrativo. Seu rico acervo conta com móveis e objetos antigos, inclusive muitos itens que remetem à época de colonização do município. A Semana do Museu ainda é alusiva ao 38º aniversário de Teutônia, comemorado no dia 24 de maio.
Conforme o secretário interino de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jean Marcos Galvão, a Semana do Museu é uma oportunidade a mais para que a população conheça o Museu Henrique Üebel. “Caminhar pelo Museu Henrique Üebel é fazer uma viagem pelo tempo, em que podemos ver, através do acervo, como viviam os antepassados que iniciaram e construíram a história de Teutônia”, sublinha.
O Museu Henrique Üebel foi criado em 6 de maio de 1993, através da Lei 731/1993, e inaugurado em 21 de maio de 1993. Seu acervo conta com mais de 2 mil peças. O destaque fica para os instrumentos musicais utilizados por Henrique Üebel. Conhecido como Homem-Orquestra, Üebel tocava sete instrumentos simultaneamente.
Dentre outras peças estão sapatos-de-pau, vestidos antigos das soberanas, fotografias antigas, ferramentas e móveis antigos raros, como câmeras fotográficas, máquinas de escrever, ferramentas agrícolas, entre inúmeros outros. Em 2017 foram aproximadamente 800 visitantes, sendo que o museu ficou um período fechado devido a restauro no local. Em 2018, foram mais de 2.000 visitantes.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer