HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Terceira profissional do programa Mais Médicos se apresenta em Teutônia

26 de dezembro, 11h20min

A terceira profissional inscrita no programa Mais Médicos para atuar em Teutônia se apresentou à Secretaria de Saúde na manhã desta sexta-feira, dia 21 de dezembro. Na ocasião, a médica Marília Cunha Goidanich, 24 anos, de Porto Alegre, entregou os documentos necessários para a validação de alocação do gestor no Sistema de Gerenciamento de Programas. De início, a profissional atuará na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 1, junto ao Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro.

Marília se graduou em medicina em 2018 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela está otimista em mostrar o seu trabalho à comunidade teutoniense. “Teutônia me oportunizará conhecer melhor os pacientes, uma vez que estarei atuando na saúde da família, que é uma das áreas da medicina que me atrai muito. Também venho a Teutônia pela qualidade de vida que se tem aqui e toda a estrutura que a saúde do município possui, o que oportunizará fazer um bom trabalho”, frisa.

Os outros dois profissionais do programa Mais Médicos se apresentaram na Secretaria de Saúde no dia 4 de dezembro. Paulo Roberto de Oliveira Mattos, 70 anos, do Rio de Janeiro (RJ), se formou em medicina em 1974 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, hoje UniRio, e iniciou o seu trabalho nesta semana junto ao ESF 3, também junto ao Centro Avançado de Saúde. Já Renato Luiz Menezes de Lucena, 23 anos de Condado (PE), graduado em Medicina em 2018 pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, começou a trabalhar no ESF 2, no Loteamento 8, no dia 5 de dezembro. Os três médicos brasileiros estão substituindo as médicas cubanas Yusimi Martinez Ordunez, Yudiennys Acosta Pupo Arnt e Kaliannis Perez Dominguez.

O secretário de Saúde, Hélio Brandão, está otimista com a vinda dos novos profissionais. “São profissionais que irão contribuir em muito com esse novo olhar que estamos dando à saúde do município. Um dos médicos tem toda uma bagagem na área médica, enquanto os outros dois vem com sede de mostrar o seu trabalho. Não tenho dúvidas de que farão um excelente trabalho”, salienta.

Texto: Édson Luís Schaeffer
foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação/