Loading... Carregando...

A IDEIA

A partir da iniciativa da Prefeitura Municipal de Teutônia, Associação Pro-Desenvolvimento de Languiru (APDL), Certel, CIC e Comitê de Governança, através de seus representantes, iniciaram-se as discussões e estudos de viabilidade que resultaram na criação do projeto “Arboriza Teutônia”. O projeto nasceu da vontade de criar espaços urbanos de maior qualidade e conforto ambiental para seus moradores, através do plantio de árvores em ruas e pontos específicos.

O PROJETO

Inicialmente foram feitas reuniões que definiram um Comitê de Arborização, formado por uma equipe técnica responsável por fazer todo o levantamento topográfico dos possíveis locais para o plantio inicial, definir espécies de árvores compatíveis com cada local, verificando tamanho de calçadas, rede de água e esgoto, fiação elétrica, entradas de veículos, placas de sinalização, fachadas, entre outros pontos determinantes.

Após a definição dos locais aptos a receber o plantio de árvores, iniciou-se o processo de definir espaçamentos entre mudas, para que essas cresçam de forma saudável e não comprometam a livre circulação de pedestres e veículos, além da definição das espécies mais adequadas a cada local.

Com a intenção de integrar a comunidade de Teutônia com o projeto por meio da tecnologia, serão fixadas placas com códigos de barras em formato QR Code em algumas árvores. Apontando a câmera do celular para esse código de barras, será possível escaneá-lo e automaticamente o usuário será levado para o site do projeto “Arboriza Teutônia”. Aqui site estarão disponíveis mais informações sobre o projeto e sobre a importância da arborização urbana. Também são informadas quais as ruas e pontos que receberão o plantio de mudas inicialmente, quais as espécies escolhidas além de informações técnicas sobre cada uma das espécies. O site será permanecerá atualizado com informações sobre a arborização do município.

ETAPA INICIAL

O projeto inicialmente contemplará 7 ruas e pontos específicos, atingindo todos os bairros da cidade. Através do patrocínio das entidades colaboradoras, serão plantadas 147 mudas de 10 espécies diferentes.

RUAS CONTEMPLADAS