Comunidade teutoniense vai às urnas para eleger os cinco novos conselheiros tutelares

Trinta e três candidatos concorreram às cinco vagas efetivas. O pleito em Teutônia foi uma organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), em parceria com o cartório da 125ª Zona Eleitoral.

6 de outubro, 19h03min
Édson Luís Schaeffer
Eleições ocorreram neste domingo, em 11 locais
Eleições ocorreram neste domingo, em 11 locais

Assim como em todo o Brasil, neste domingo, dia 6 de outubro, os eleitores teutonienses foram às urnas para eleger os cinco novos conselheiros tutelares. Para o Conselho Tutelar de Teutônia, os cinco mais votados foram Joce Rodrigues, Ary von Mühlen, Bruna de Quadros, Paulo Doarte e Rafael Nunes Dias.
A votação começou às 8h e seguiu durante o dia até às 17h. De um total de 23.916 eleitores aptos em Teutônia, 3.298 compareceram às urnas. Às 17h, na sala de reuniões da Prefeitura, iniciou a apuração dos votos, conforme os mesários iam trazendo as 12 urnas eletrônicas dos 11 locais de votação. A apuração foi acompanhada pelos fiscais e pelo promotor de Justiça de Teutônia, Jair João Franz, além de integrantes do Comdica e da Comissão Especial Eleitoral.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Eleições ocorreram neste domingo, em 11 locais

Às 17h58min, 100% das urnas foram apuradas e a comunidade teutoniense conheceu, extraoficialmente, seus cinco novos conselheiros tutelares, que assumem a função no dia 10 de janeiro. Foram os cinco mais votados: Joce Rodrigues, com 246 votos; Ary von Mühlen, com 201 votos; Bruna de Quadros, com 186 votos; Paulo Doarte, com 163 votos; e Rafael Nunes Dias, com 161 votos. Agora cabe o prazo de três dias para recurso, conforme previsto no edital. Confira o total de votos de cada candidato a seguir.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Apuração ocorreu logo após o término das votações

O pleito em Teutônia foi uma organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), em parceria com o cartório da 125ª Zona Eleitoral. Os 59 candidatos inscritos passaram por prova de conhecimentos específicos e avaliação psicológica. Destes, 33 foram considerados aptos e concorreram ao pleito. Desde o dia 21 de agosto até o dia 4 de outubro, os candidatos puderam realizar sua campanha, através das redes sociais ou pessoalmente. Os eleitos terão mandato de quatro anos.
A presidente do Comdica, Nilva Pacheco Wegner, e o presidente da Comissão Especial Eleitoral, Maicon Fernando dos Santos, destacam que todo o pleito ocorreu dentro da normalidade. “Não tivemos nenhuma ocorrência grave, somente uma denúncia de boca de urna, que foi verificada e julgada não procedente. Só temos a agradecer a todos os eleitores que exerceram o seu ato de cidadania neste domingo chuvoso e foram às urnas escolher os representantes que zelarão pela proteção de nossas crianças e adolescentes. E aos eleitos, os desejos de um bom trabalho e que entendam a importância que tem o Conselho Tutelar para a sociedade”, enaltecem.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Apuração ocorreu logo após o término das votações

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer


Impresso em 5 de dezembro de 2019, 12h44min de:
https://www.teutonia.rs.gov.br/noticias/comunidade-teutoniense-vai-as-urnas-para-eleger-os-cinco-novos-conselheiros-tutelares/