Definido o calendário esportivo de 2020 das escolas de Teutônia

Jogos Interescolares de Teutônia (Jiteu) são considerados uma das maiores competições escolares do Vale do Taquari

22 de novembro, 9h44min
Calendário esportivo escolar foi definido durante reunião com os professores

Durante reunião realizada na quarta-feira, dia 20 de novembro, na sala de reuniões da Prefeitura, a Secretaria de Educação definiu, junto com professores das escolas de Teutônia, o calendário esportivo do próximo ano. Considerado uma das maiores competições escolares do Vale do Taquari, os Jogos Interescolares de Teutônia (Jiteu) prometem movimentar os espaços esportivos dos educandários das redes municipal, estadual e particular do município.

O Jiteu, organizado pela Secretaria de Educação, mobilizará os alunos em sete modalidades: atletismo, vôlei, handebol, minivôlei/newcomb, futsal, caçador e a novidade no calendário esportivo escolar do próximo ano, futebol sete. A seguir, confira calendário com as datas das competições.

Outra novidade é que, em todas as etapas, será realizada uma votação para escolher o aluno destaque de cada categoria e modalidade. O professor responsável pela turma indicará um aluno da sua equipe e um outro de outra equipe. No dia 24 de novembro de 2020, será realizada a premiação dos destaques do Jiteu.

Durante a reunião, ainda foi discutida a alimentação durante os jogos, que no próximo ano permanecerá nos mesmos moldes de 2019, contemplando frutas e almoço. Também foi reforçado o cuidado com a saída de alunos dos locais de jogos para compra de lanches. O transporte escolar foi um outro tema que foi conversado, sendo que, tanto a ida aos jogos quanto o retorno para escola, foi mantida a mesma organização que vinha sendo feita.

Quanto à organização dos jogos foi decidido que, a partir de 2020, todos os alunos da categoria juvenil masculino e feminino precisarão apesentar o RG no dia dos jogos. “Sem o documento de identidade, o aluno não poderá participar do evento. Já para as categorias infantil e mirim continua o sistema que vinha sendo feito”, explica o coordenador de esportes da Secretaria de Teutônia, Jones Sacks.

O Jiteu tem tem sido uma das formas de fomentar a prática esportiva no ambiente escolar. “Consequentemente estimulamos hábitos saudáveis entre os alunos, a coordenação motora, a disciplina, enfim, todos os benefícios que o esporte propicia. Além disso, o Jiteu tem melhorado cada ano, tanto pela participação quanto pelo nível técnico dos alunos”, acrescenta Sacks.

CALENDÁRIO ESPORTIVO DAS ESCOLAS EM 2019

Data    Modalidade        Local

16/04   Atletismo             Colégio Teutônia

05/05   Futebol Sete         A definir