Prefeitura de Teutônia inicia segunda etapa das obras da rótula fechada no Bairro Canabarro

Drenagem e terraplanagem foram feitas pela Secretaria de Obras, gerando uma economia de aproximadamente R$ 200 mil. Empresa vencedora da licitação para execução da base e pavimento iniciou as obras nesta quinta-feira

6 de fevereiro, 16h26min
Paulo Sérgio Rosa
Obras da rótula fechada iniciaram nesta quinta-feira

Quem passar pelo trevo da ERS-128 (Via Láctea), no Bairro Canabarro, junto ao acesso à Rua 17 de Junho, verá novamente a movimentação de máquinas. Isso porque nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, a Prefeitura de Teutônia, junto com a empresa Construtora Extremo Sul (Coesul), deu início à segunda etapa das obras rótula fechada no local. A drenagem e terraplanagem já foram feitas pela Secretaria de Obras no segundo semestre do ano passado.

Obras da rótula fechada iniciaram nesta quinta-feira

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, trata-se de um momento memorável para a história de Teutônia. “Com muita alegria, estamos tirando do papel esse compromisso que assumimos. É uma obra histórica, pois foram muitas tratativas com o Estado e a comunidade aguardava ansiosamente por uma solução neste local. Não temos dúvidas de que as rótulas fechadas trarão mais segurança para quem passar por aqui”, afirma.
As obras no local já tiveram início no dia 19 de agosto de 2019, data considerada histórica para a Administração Municipal, uma vez que há vários anos se falava de soluções para local. Enquanto as máquinas e servidores da Prefeitura trabalhavam no local, o que gerou economia de aproximadamente R$ 200 mil, foi dado início ao processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da base e do pavimento, além de outras obras necessárias para a finalização da rótula.

Obras da rótula fechada iniciaram nesta quinta-feira

Durante a semana passada, a empresa Coesul, que venceu o processo licitatório, fez a topografia e a sinalização do local. E na manhã desta quinta-feira, as máquinas começaram a roncar, dando início à segunda etapa da construção da rótula fechada. O investimento previsto é de R$ 808.014,40. As obras serão executadas com recursos próprios, sendo que, no ano passado, a Prefeitura recebeu um aporte financeiro de R$ 600 mil da Câmara de Vereadores para a construção da rótula.

Obras da rótula fechada iniciaram nesta quinta-feira

O trevo da Rua 17 de Junho, que dá acesso tanto ao Bairro Canabarro quanto à Linha Ribeiro e Linha Wink, possui fluxo intenso de veículos, além de concentrar um alto número de acidentes, inclusive fatais. Com a rótula fechada, espera-se diminuir consideravelmente o número de ocorrências no local. A Prefeitura tem a autorização da Empresa Gaúcha de Rodovias para executar as obras.
O vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, da mesma forma, destaca a importância desta obra, especialmente no que se refere à segurança. “Nos comprometemos com esta obra e agora a tiramos do papel. São vidas que estaremos salvando com esta rótula, além de estarmos reduzindo os acidentes neste local”, sublinha.

Obras da rótula fechada iniciaram nesta quinta-feira

Para o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, o início da segunda etapa das obras é motivo de alegria. “Enfrentamos toda uma morosidade e a dificuldade de conseguir a liberação da EGR para iniciarmos esta obra. Então, é motivo de alegria por estarmos solucionando um problema antigo”, pontua.
O secretário de Obras, Marcelo Walter, lembra que há muitos anos a população cobrava por alguma solução para este trevo. “Estamos muitos felizes por estarmos resolvendo um problema antigo. Se nós não tivéssemos assumido a obra na rodovia, que é de competência do Estado, até hoje não teríamos soluções para este importante trevo para Teutônia”, coloca.
Em breve, deve ocorrer o processo licitatório para a rótula do Bairro Languiru, no acesso à Rua Major Bandeira. A obra também será custeada pela Prefeitura, sendo que o Município, da mesma forma, tem autorização da EGR.

Obras da rótula fechada iniciaram nesta quinta-feira

Impresso em 27 de fevereiro de 2020, 01h58min de: