Início do ano letivo: professores da rede municipal têm atividades de integração na Lagoa da Harmonia

A vivência foi realizada na Lagoa da Harmonia e reuniu os mais de 200 professores da rede municipal de ensino

13 de fevereiro, 15h37min
Paulo Sérgio Rosa
Integração foi realizada na Lagoa da Harmonia

Integração, cooperação e trabalho em equipe: assim se pode definir o início do ano letivo para os professores da rede municipal de ensino de Teutônia. Durante a tarde e a noite de terça-feira, dia 11 de fevereiro, os docentes tiveram a oportunidade de reencontrar seus colegas, de participar de atividades de recreação e, até mesmo, descansar em um espaço em meio à natureza.
A vivência foi realizada na Lagoa da Harmonia, um dos principais destinos turísticos de Teutônia e do Vale do Taquari, e reuniu os mais de 200 professores da rede municipal de ensino. Os profissionais foram acolhidos com música e, em seguida, assistiram à palestra motivacional com o autor e professor Rafael Faermann Korman, que, através de interação e dinâmicas, apresentou propostas criativas para usar em sala de aula.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Integração marcou o início do ano letivo

Após, foi o momento dos professores aproveitarem a estrutura da Lagoa da Harmonia. Divididos em grupos de livre escolha e sob orientação de professores de Educação Física, os profissionais da Educação puderam optar por alguma das atividades propostas: trilha, pedalinho, andar de cavalo, caminhada, bicicleta e subida até o morro das antenas para ver o pôr do sol. Também havia a opção de aproveitar a sombra e tomar chimarrão. Após as atividades lúdicas, foi servida a janta e houve música ao vivo com Marcos Farias e Arlei.
O propósito de oportunizar a vivência com os professores na Lagoa da Harmonia foi fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os colegas, o que é fundamental para o alinhamento das propostas pedagógicas das escolas. Ao mesmo tempo, o momento oportunizou a integração entre as 18 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio da troca de experiências entre professores, supervisores e diretores.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, acompanhou parte da programação e destacou a importância dos professores. “Temos plena confiança no trabalho que vocês, professores, vem desenvolvendo em prol dos nossos filhos em sala de aula. Vocês são profissionais que fazem da escola o seu segundo lar e dos alunos a sua segunda família. Que o ano letivo seja repleto de muitas alegrias e aprendizados”, frisou.
Conforme a secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, a programação foi uma oportunidade diferente de iniciar o ano letivo para os professores. “Esperamos ter fomentado o espírito de cooperação e de equipe entre os nossos profissionais da educação. Mas, além disso, tivemos o objetivo de fortalecer a importância do cuidar de si, do próprio e da própria mente. Assim, esperamos oportunizar a todos os professores um excelente ano letivo”, enalteceu.
Desde segunda-feira, dia 10, os professores participam de atividades pedagógicas nas escolas. Nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, os profissionais também participam do 1º Congresso Internacional de Educação, junto ao Colégio Teutônia. Os alunos retornam às aulas na segunda-feira, dia 17 de fevereiro.

Rafael Faermann Korman ministrou palestra motivacional

Impresso em 16 de julho de 2020, 10h58min de: