Início do ano letivo: professores da rede municipal têm atividades de integração na Lagoa da Harmonia

A vivência foi realizada na Lagoa da Harmonia e reuniu os mais de 200 professores da rede municipal de ensino

13 de fevereiro, 15h37min
Paulo Sérgio Rosa
Integração foi realizada na Lagoa da Harmonia
Integração foi realizada na Lagoa da Harmonia

Integração, cooperação e trabalho em equipe: assim se pode definir o início do ano letivo para os professores da rede municipal de ensino de Teutônia. Durante a tarde e a noite de terça-feira, dia 11 de fevereiro, os docentes tiveram a oportunidade de reencontrar seus colegas, de participar de atividades de recreação e, até mesmo, descansar em um espaço em meio à natureza.
A vivência foi realizada na Lagoa da Harmonia, um dos principais destinos turísticos de Teutônia e do Vale do Taquari, e reuniu os mais de 200 professores da rede municipal de ensino. Os profissionais foram acolhidos com música e, em seguida, assistiram à palestra motivacional com o autor e professor Rafael Faermann Korman, que, através de interação e dinâmicas, apresentou propostas criativas para usar em sala de aula.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Integração foi realizada na Lagoa da Harmonia
Foto: Paulo Sérgio Rosa
Integração foi realizada na Lagoa da Harmonia
Foto: Paulo Sérgio Rosa
Integração marcou o início do ano letivo

Após, foi o momento dos professores aproveitarem a estrutura da Lagoa da Harmonia. Divididos em grupos de livre escolha e sob orientação de professores de Educação Física, os profissionais da Educação puderam optar por alguma das atividades propostas: trilha, pedalinho, andar de cavalo, caminhada, bicicleta e subida até o morro das antenas para ver o pôr do sol. Também havia a opção de aproveitar a sombra e tomar chimarrão. Após as atividades lúdicas, foi servida a janta e houve música ao vivo com Marcos Farias e Arlei.
O propósito de oportunizar a vivência com os professores na Lagoa da Harmonia foi fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os colegas, o que é fundamental para o alinhamento das propostas pedagógicas das escolas. Ao mesmo tempo, o momento oportunizou a integração entre as 18 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio da troca de experiências entre professores, supervisores e diretores.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, acompanhou parte da programação e destacou a importância dos professores. “Temos plena confiança no trabalho que vocês, professores, vem desenvolvendo em prol dos nossos filhos em sala de aula. Vocês são profissionais que fazem da escola o seu segundo lar e dos alunos a sua segunda família. Que o ano letivo seja repleto de muitas alegrias e aprendizados”, frisou.
Conforme a secretária de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, a programação foi uma oportunidade diferente de iniciar o ano letivo para os professores. “Esperamos ter fomentado o espírito de cooperação e de equipe entre os nossos profissionais da educação. Mas, além disso, tivemos o objetivo de fortalecer a importância do cuidar de si, do próprio e da própria mente. Assim, esperamos oportunizar a todos os professores um excelente ano letivo”, enalteceu.
Desde segunda-feira, dia 10, os professores participam de atividades pedagógicas nas escolas. Nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, os profissionais também participam do 1º Congresso Internacional de Educação, junto ao Colégio Teutônia. Os alunos retornam às aulas na segunda-feira, dia 17 de fevereiro.

Foto: Paulo Sérgio Rosa
Rafael Faermann Korman ministrou palestra motivacional

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer


Impresso em 16 de julho de 2020, 10h58min de:
https://www.teutonia.rs.gov.br/noticias/inicio-do-ano-letivo-professores-da-rede-municipal-tem-atividades-de-integracao-na-lagoa-da-harmonia/