NOTA OFICIAL - MORTALIDADE DE PEIXES NO ARROIO BOA VISTA

 A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, por meio do Departamento de Meio Ambiente, vem a publico esclarecer questões referentes à mortalidade de peixes observada no Arroio Boa Vista, no Bairro Alesgut. O caso vem sendo monitorado pelo Departamento de Meio Ambiente desde sábado, dia 11 de abril. A mortalidade de peixes é […]

15 de abril, 12h00min

 A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, por meio do Departamento de Meio Ambiente, vem a publico esclarecer questões referentes à mortalidade de peixes observada no Arroio Boa Vista, no Bairro Alesgut. O caso vem sendo monitorado pelo Departamento de Meio Ambiente desde sábado, dia 11 de abril.

A mortalidade de peixes é observada desde a ponte da ERS-128 (Via Láctea), em direção ao Bairro Alesgut, sendo em maior concentração a partir do local onde uma empresa às margens do arroio lança seus efluentes. A partir deste local, também é observada a concentração de maior carga orgânica, que prejudica a oxigenação necessária aos peixes.

O Departamento de Meio Ambiente repassou a constatação à Fepam, órgão que é responsável pelo licenciamento ambiental da empresa. Desta forma, a Fepam também deverá averiguar a situação ainda nesta semana.

A princípio, a causa da morte dos peixes é a falta de oxigênio, devido ao nível baixo do arroio, ocasionada pelo baixo volume de chuvas, e a alta carga de matéria orgânica, observada a partir do ponto de lançamento de efluentes da indústria. A água lançada neste local vem do sistema de tratamento de efluentes da empresa. A água também contém a matéria orgânica, o que pode potencializar o cenário.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reforça que, desde que se tomou conhecimento, o caso vem sendo acompanhado pelo Departamento de Meio Ambiente. No momento, aguarda-se a averiguação pela Fepam, para que a situação se esclareça o mais breve possível.

 


Impresso em 18 de abril de 2021, 17h52min de:
https://www.teutonia.rs.gov.br/noticias/nota-oficial-mortalidade-de-peixes-no-arroio-boa-vista/