HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Abertura do ano letivo: palestra teatral conta, de forma divertida, o cotidiano dos professores

18 de fevereiro, 17h12min

Larissa Santos
A palestra teatral abordou diversos assuntos do cotidiano dos professores, alunos e famílias
A palestra teatral abordou diversos assuntos do cotidiano dos professores, alunos e famílias

Na noite de sexta-feira, dia 15 de fevereiro, ocorreu palestra motivacional e teatral “Para ensinar tem que aprender”, tendo como local o auditório do Colégio Teutônia. Com o objetivo de trazer vivências e experiências de sua infância até os dias atuais, Daniel Guimarães, de forma divertida, ministrou a palestra direcionada aos professores, dando continuidade ao projeto de formação pedagógica para o início do ano letivo municipal, organizado pela Secretaria de Educação de Teutônia.
Risos e reflexões fizeram parte da noite, que contou o cotidiano dos educadores. A palestra tratou do sucesso do processo de aprendizagem, envolvendo professor, aluno e família. Guimarães abordou o cenário da educação atual, as responsabilidades na comunidade e no ambiente escolar, a geração do exemplo, o perfil da atual geração de alunos, o papel do professor educador e do professor mediador na atualidade. “Educação não se dá com o vento. Ninguém dá o que nunca recebeu”, enalteceu o palestrante.

Foto: Larissa Santos
Durante a palestra motivacional, ocorreram momentos teatrais com artistas – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos
Foto: Larissa Santos
Daniel Guimarães ministrou a palestra Para ensinar tem que aprender – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

O prefeito, Jonatan Brönstrup, em suas palavras, ressaltou a importância do professor para a formação das pessoas. “Ver este auditório lotado, repleto de pessoas que constroem um presente, que também contribuem para o desenvolvimento do futuro, faz com que nós resgatamos a importância da valorização das pessoas. Desde que assumimos como governo, sempre deixamos claro que a educação seria prioridade na nossa cidade, a prova disso é que pela primeira vez na história, neste ano, nós alcançaremos o índice de 28% de investimento na Educação, quando a lei nos exige que seja investido 25%”, frisou.
O prefeito ressaltou ainda o investimento feito na Educação Infantil, com a compra de mil vagas nas escolas comunitárias. “Investimos tanto, pois acreditamos na valorização do profissional e na estrutura de nossas escolas. 2019 será um ano de muitas obras, mas também continuaremos investindo nas pessoas, em tecnologia nas escolas, qualidade e eficiência no ensino, mas nunca esquecendo do mais importante que são vocês, professores, que devem sempre estar no centro de um órgão como a Educação”, ressaltou.
A secretária interina de Educação, Rosana Schneider Rührwiem, colocou a honra que é para ela ficar a frente da Secretaria neste momento. “Desafia pela importância da nossa educação no município e encoraja porque conto com extraordinários colegas, como os professores nas escolas e a equipe capacitada atuando na nossa Secretaria. Queremos continuar melhorando a qualidade do ensino, fazendo adequações necessárias e atender as necessidades manifestadas pelas comunidades escolares. Sabemos que não conseguimos fazer nada sozinhos, precisamos do apoio, valorização e solidariedade de todos”, afirmou.
A presidente da Câmara de Vereadores, Keetlen Link, em seu discurso, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos professores todos os dias nas escolas. “O trabalho de vocês prima pela formação de educação e, principalmente, pela formação de cidadãos melhores para o município”, enalteceu.
As aulas iniciaram nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, para 2.996 alunos nas 13 escolas municipais de Ensino Fundamental. A formação pedagógica de 2019 iniciou com integração e celebração do trabalho em equipe na quarta-feira, dia 13 de fevereiro. A vivência realizada no Sítio Moinhos do Campo, em Bom Retiro do Sul, reuniu cerca de 200 professores da rede municipal de ensino e oportunizou um momento de reencontro, recreação e diversão.

Foto: Larissa Santos
Abertura do ano letivo para os professores ocorreu com palestra motivacional no Colégio Teutônia – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos