HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Acampamento Farroupilha de Teutônia está, oficialmente, de porteiras abertas para o público

Solenidade de abertura ocorreu na tarde deste sábado, com a chegada da Chama Crioula

14 de setembro, 18h17min

Édson Luís Schaeffer
Chegada da Chama Crioula marcou a abertura do Acampamento Farroupilha de Teutônia
Chegada da Chama Crioula marcou a abertura do Acampamento Farroupilha de Teutônia

A Chama Crioula chegou na tarde deste sábado, dia 14 de setembro, ao 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia e marcou a abertura oficial do evento, que ocorre junto ao Centro Administrativo. Às 15h, os cerca de 100 cavalarianos chegaram ao Centro Administrativo, conduzindo a Chama Crioula até o Galpão Farroupilha, onde ocorreu a solenidade de abertura do Acampamento, cuja programação já iniciou na noite desta sexta-feira, dia 13.
Já na área do Acampamento, a Chama foi entregue ao prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, e, posteriormente, disposta em frente ao Galpão Crioulo. Neste local, as entidades tradicionalistas se revezarão durante a semana, fazendo a guarda da Chama Crioula, até a sua extinção no final da tarde de sexta-feira, dia 20 de setembro.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Cerca de 100 cavalarianos conduziram a Chama Crioula até o Acampamento Farroupilha
Foto: Édson Luís Schaeffer
Cerca de 100 cavalarianos conduziram a Chama Crioula até o Acampamento Farroupilha
Foto: Édson Luís Schaeffer
Cavalarianos acompanharam cerimônia de abertura

O prefeito, Jonatan Brönstrup, salientou que o Acampamento Farroupilha valoriza as entidades tradicionalistas de Teutônia. “Se na terceira edição já conseguimos fazer um Acampamento Farroupilha desta magnitude, é porque a Administração Municipal de Teutônia confiou e acreditou nas entidades tradicionalistas do município e deu este grande presente para a comunidade teutoniense. Um acampamento organizado, seguro e que mantém as principais características da cultura tradicional gaúcha. Que todos os próximos gestores continuem acreditando nesta proposta”, frisou.
Brönstrup acrescentou, ainda, a importância do Acampamento Farroupilha. “Tenho convicção que o tradicionalismo faz com a gente traga as famílias para algo bom a fazer, aproximando-as da arte e cultura gaúcha. O objetivo deste acampamento é oportunizar um espaço saudável para vocês tradicionalistas, às famílias de Teutônia, que terão acesso gratuito às atrações artísticas e culturais. Esta semana, Teutônia canta e encanta através do tradicionalismo”, sublinhou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Após a chegada da Chama Crioula, houve a solenidade de abertura do Acampamento Farroupilha

O coordenador campeiro do Acampamento Farroupilha, Maciel Wiebusch, lembrou as atrações previstas e aproveitou a oportunidade para fazer agradecimentos. “Quero agradecer a todas as entidades e tradicionalistas que nos ajudam neste Acampamento. Esta terceira edição já é um sucesso, pois as entidades acreditaram na proposta do Acampamento e oferecem à comunidade a essência do tradicionalismo”, destacou.
Desde o dia 1º de setembro, a Chama Crioula já está em Teutônia. Tradicionalistas de Teutônia foram a Tenente Portela, onde a chama foi gerada e distribuída nos dias 16 e 17 de agosto, e a trouxeram para o município. A Chama Crioula é considerada o maior símbolo do tradicionalismo do Rio Grande do Sul. Os cavalarianos teutonienses, seguindo a exigência de que o símbolo deve ser levado obrigatoriamente à cavalo, como fez Paixão Côrtes pela primeira vez no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, percorreram cerca de 600 quilômetros, de ida e volta à cavalo, entre Teutônia e o noroeste gaúcho.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Acampamento Farroupilha de Teutônia evidencia os sabores, saberes e costumes do tradicionalismo

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou nesta sexta-feira, dia 13, e segue até o dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Desfiles, shows, fandangos, costelão solidários, comidas campeiras, rodas de chimarrão – e muito mais – estarão à disposição.
Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrará algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.
Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Acampamento Farroupilha de Teutônia evidencia os sabores, saberes e costumes do tradicionalismo

O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão Tchê Chaleira, Orquestra de Teutônia, Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas.
As ruas ganharão as cores do Rio Grande em dois momentos: neste domingo, dia 15 de setembro, no Bairro Canabarro, com o Desfile Cultural do CCT Querência Amada; e dia 20 de setembro, com o Passeio da Bombacha oficial do Acampamento Farroupilha, nos bairros Languiru e Centro Administrativo.
Na segunda-feira, dia 16, está prevista a visitação das escolas ao Acampamento Farroupilha. Na ocasião, diversas atividades estão previstas, como introdução aos costumes e cultura tradicionalista, brincadeiras e acesso a ferramentas e elementos que fazem parte do tradicionalismo.
O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Acampamento Farroupilha de Teutônia evidencia os sabores, saberes e costumes do tradicionalismo

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SÁBADO – 14/09

21h30min – Apresentação Artística CTG Rincão das Coxilhas, no Pavilhão Multiuso
22h – Fandango com Tchê Chaleira, no Pavilhão Multiuso
> Janta costelão (promoção do Piquete Desgarrados dos Pampas), no Galpão Farroupilha

DOMINGO – 15/09

9h – Programa Gauchada, da Rádio Popular – ao vivo do Acampamento Farroupilha
9h30min – Desfile Cultural do CCT Querência Amada – saída da Calçados Beira Rio (com almoço na entidade)
18h – Orquestra de Teutônia, no Pavilhão Multiuso
20h – Jantar do Lions Clube, no Galpão Farroupilha

SEGUNDA-FEIRA – 16/09

19h30min – Torneio de vaca parada com o Piquete Aporreados do Sovéu, no Acampamento Farroupilha

TERÇA-FEIRA – 17/09

18h30min – Sessão Câmara de Vereadores, no Galpão Farroupilha
20h – Apresentação do Coral Municipal, no Pavilhão Multiuso
20h30min – Fandango com Chiquito & Bordoneio, no Pavilhão Multiuso

QUARTA-FEIRA – 18/09

15h – Resenha coletiva de cavalos crioulo com técnico da ABCCC (Informações: (51) 99883.9622, com Maciel), no Acampamento
> Noite do Churrasco em todo o Acampamento
19h – Costelão Solidário em prol de Lívia Teles, no Pavilhão Multiuso
19h30min – Palestra “Alimentação Saudável de Equínos” com o veterinário e gerente técnico de Equinos da Supra Vinícius Abreu, no Galpão Farroupilha
19h30min – Programa Gente da Terra, da Rádio Campeira FM, no Acampamento
20h30min – Palestra com técnico da ABCCC, no Galpão Farroupilha

QUINTA-FEIRA – 19/09

20h – Jantar com churrasco e saladas (promoção do Piquete Popular), no Galpão Farroupilha
21h – Apresentação artística do CTG Porteira dos Pampas, no Pavilhão Multiuso
21h30min – Show com César Oliveira e Rogério Melo, no Pavilhão Multiuso
23h – Fandango com Alma Crioula, no Pavilhão Multiuso

SEXTA-FEIRA – 20/09

9h30min – Passeio da Bombacha, com saída no Agrocenter Languiru, até o Centro Administrativo
12h – Costelão, no CTG Rincão das Coxilhas
17h – Show com Tchê Guri, no Pavilhão Multiuso
18h – Extinção da Chama Crioula, no Pavilhão Multiuso
20h – Fandango com Luz de Candieiro, no Pavilhão Multiuso

Mais detalhes da programação em www.teutonia.rs.gov.br/acampamentofarroupilha/ e www.facebook.com/events/454887478700380/

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer