Acampamento Farroupilha de Teutônia evidenciará os sabores, saberes e costumes do tradicionalismo

Evento ocorre entre os dias 13 e 20 de setembro, junto ao Centro Administrativo, com vasta programação, incluindo shows, fandangos, desfiles, entre outras atrações

16 de agosto, 11h33min

Lançamento do Acampamento Farroupilha ocorreu no Galpão Farroupilha

Entre os dias 13 e 20 de setembro, o tradicionalismo gaúcho estará em evidência em Teutônia. A terceira edição do Acampamento Farroupilha promete movimentar o Centro Administrativo, com uma vasta e diversificada programação, que foi apresentada nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, em solenidade de lançamento do evento que reuniu autoridades, tradicionalistas e comunidade.
O lançamento ocorreu junto ao Galpão Farroupilha, ao lado do Centro Administrativo, na área que concentrará o Acampamento. Na ocasião, foi apresentada a programação oficial e mais detalhes do evento, que contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo.
Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – estão o trovador Capitão Faustino, Mano Lima, Tchê Chaleira, Orquestra de Teutônia, Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, que, aliás, se apresentou durante o lançamento, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas. As ruas ganharão as cores do Rio Grande em dois momentos: no dia 15 de setembro, no Bairro Canabarro, com o Desfile Cultural do CCT Querência Amada; e dia 20 de setembro, com o Passeio da Bombacha oficial do Acampamento Farroupilha, nos bairros Languiru e Centro Administrativo.

Lançamento do Acampamento Farroupilha ocorreu no Galpão Farroupilha

Já área ao lado do Centro Administrativo, estarão os mais de 15 piquetes e o Galpão Farroupilha, com a manutenção dos costumes tradicionalistas, rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo.
Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, o Acampamento Farroupilha valoriza as entidades tradicionalistas de Teutônia. “A Administração Municipal de Teutônia confiou e acreditou nas entidades tradicionalistas do município e deu este grande presente para a comunidade teutoniense. Um acampamento organizado, seguro e que mantém as principais características da cultura tradicional gaúcha. O tradicionalismo faz com que a gente traga as famílias para algo bom a fazer, aproximando-as da arte e cultura gaúcha”, enalteceu.
O tradicionalista e coordenador campeiro do evento, Maciel Wiebusch, destacou que o tradicionalismo de Teutônia vive um novo momento. “Antes, cada entidade tinha a sua programação, inclusive com conflitos de agenda. Em 2017, Teutônia teve um momento histórico, um novo olhar para o tradicionalismo, quando a Administração Municipal propôs o Acampamento Farroupilha, reunindo as entidades num só espaço. Na segunda edição vimos que esta proposta foi acertada e agora chegamos ao 3º Acampamento Farroupilha com uma programação que traz o melhor do tradicionalismo”, ressaltou.

Já no lançamento, os sabores do tradicionalismo estiveram em destaque

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Eckert, colocou que o Acampamento Farroupilha reforça o tradicionalismo e é possível graças à dedicação de várias pessoas. “Um evento tão importante para o tradicionalismo gaúcho e que cada vez se fortalece mais. Parabéns a todos os envolvidos que estão se empenhando para que esse evento aconteça”, pontuou.
Representando os patrocinadores do evento, Daniel Sechi, da Certel, colocou que a cooperativa apoia iniciativas que valorizam a cultura, como é o caso do Acampamento Farroupilha. “Ficamos felizes em estarmos juntos num evento tão digno no Rio Grande do Sul e algo muito esperado por nós durante o ano todo”, afirmou.
Falando em nome da Câmara de Vereadores, Claudiomir de Souza, destacou que o evento faz um importante resgate da cultura tradicionalista. “O Acampamento Farroupilha representa a diversificação de investimentos na área cultura nos últimos três anos. O tradicionalismo tem recebido um investimento importante, unificando as entidades e oportunizando este espaço para as famílias”, sublinhou.

Lançamento reuniu autoridades, tradicionalistas e comunidade

O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

Luz de Candieiro abrilhantou o evento

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SEXTA-FEIRA – 13/09

20h – Jantar do Rotary Club, no Galpão Farroupilha