HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Acampamento Farroupilha de Teutônia sedia resenha coletiva de cavalos crioulos e palestras técnicas

Atividades ocorrem junto a área do Acampamento. Palestras foram focadas à criação de cavalos crioulos, como alimentação saudável de equinos e regularização e registro de animais

18 de setembro, 18h41min

Édson Luís Schaeffer
Resenha coletiva de cavalos crioulos foi realizada nesta quarta-feira
Resenha coletiva de cavalos crioulos foi realizada nesta quarta-feira

A programação do Acampamento Farroupilha de Teutônia também contemplou atividades técnicas, especialmente para criadores e interessados em cavalos crioulos. Uma das atividades foi a resenha coletiva de cavalos crioulos. Ainda houve duas palestras sobre alimentação saudável e regularização e registro de equinos. Ambas as atividades ocorreram nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, junto ao Acampamento Farroupilha, no Centro Administrativo.
Pela tarde, na Rua Coberta, ocorreu a resenha coletiva de cavalos crioulos. Na ocasião, os equinos foram inspecionados por inspetores técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Foi a oportunidade para os criadores trazerem seus potros para fazer o registro provisório, bem como os cavalos adultos (maiores de dois anos), para o registro definitivo.
Conforme o médico veterinário e técnico credenciado à ABCCC Carlos Marques Gonçalves Neto, a resenha consiste na carteira de identidade dos equinos. “O potrinho nasce e, aí, o inspetor técnico tem que fazer o primeiro registro, que é o provisório, ao pé da mãe. Se faz a descrição dos sinais, das manchas, da pelagem, o nome do pai, da mãe, data de nascimento, nome do criador. A partir dos dois anos de idade, é preciso confirmar fêmeas e castrados, isto é, o registro definitivo, que é quando vai a marca da ABCCC”, expôs.
A resenha contou com a participação de 16 razões sociais. Destas 14 foram para o registro definitivo e duas para o registro provisório. “A resenha coletiva é destinada aos pequenos produtores, sem custo para eles. A resenha é custeada pela ABCCC, como as despesas
Já à noite, ocorreram as palestras técnicas. A primeira foi ministrada pelo médico veterinário Carlos Marques Gonçalves Neto, sobre Raça Crioula, em que foram prestados esclarecimentos sobre a documentação, regularização e registro de animais. Em seguida, houve palestra sobre alimentação saudável de equinos, com o médico veterinário e gerente técnico da Supra, Vinícius de Abreu.
Aas atividades técnicas integraram a programação do Acampamento Farroupilha de Teutônia. A organização foi da Supra, Cabanha BMW e Cabanha da Eternidade.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Resenha ocorreu junto ao Acampamento Farroupilha

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou nesta sexta-feira, dia 13, e segue até o dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Desfiles, shows, fandangos, costelão solidários, comidas campeiras, rodas de chimarrão – e muito mais – estarão à disposição.
Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrará algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.
Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.
O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri e Luz de Candieiro. O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

QUINTA-FEIRA – 19/09

20h – Jantar com churrasco e saladas (promoção do Piquete Popular), no Galpão Farroupilha
21h – Apresentação artística do CTG Porteira dos Pampas, no Pavilhão Multiuso
21h30min – Show com César Oliveira e Rogério Melo, no Pavilhão Multiuso
23h – Fandango com Alma Crioula, no Pavilhão Multiuso

SEXTA-FEIRA – 20/09

9h30min – Passeio da Bombacha, com saída no Agrocenter Languiru, até o Centro Administrativo
12h – Costelão, no CTG Rincão das Coxilhas
17h – Show com Tchê Guri, no Pavilhão Multiuso
18h – Extinção da Chama Crioula, no Pavilhão Multiuso
20h – Fandango com Luz de Candieiro, no Pavilhão Multiuso

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer