HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Ações alusivas ao Dia do Bebê reforçam importância do cuidado nos primeiros anos de vida

Dois eventos em Teutônia destacaram os cuidados importantes no desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida

25 de novembro, 14h28min

Édson Luís Schaeffer
Oficina de Shantala foi uma das atividades de domingo
Oficina de Shantala foi uma das atividades de domingo

O Dia do Bebê foi marcado por diversas atividades no final de semana em Teutônia, com o objetivo de mobilizar a comunidade para a atenção nos primeiros anos de vida. No sábado, dia 23 de novembro, as atividades ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio, para as famílias atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM). Já no domingo, dia 24, a programação aberta a todas as famílias interessadas no saguão da Prefeitura.
Ambos os eventos procuraram reforçar a importância do cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida. Cuidados essenciais e básicos que podem fazer a diferença no desenvolvimento social, motor e psicológico das crianças, a partir de experiências e estimulações desde os primeiros dias de vida, o que foi evidenciado nos dois eventos.
Conforme a coordenadora do PIM e enfermeira Heloísa Mello, a capacidade do cérebro de se desenvolver é herdada biologicamente, porém o modo como vai ocorrer este desenvolvimento depende dos estímulos externos que receberá ao longo da vida, tendo seu pico mais intenso de desenvolvimento no período de 0 a 3 anos de idade. “As experiências nos primeiros meses dão forma para posteriores funções psicológicas, tais como percepção, memória, emoções, até pensamentos e comportamentos, são todos produtos da atividade dos circuitos neuronais. É por isso que as vivências positivas ou negativas que as crianças têm nos seus primeiros anos de vida influenciam como seus cérebros se configurarão como adultos no futuro”, frisa.
Heloísa acrescenta que é na interação com o meio social, cultural, físico e econômico que se dá o desenvolvimento de habilidades nas diferentes dimensões da personalidade – física/motora, social, afetiva, cognitiva, linguística e artística. “A política da Primeira Infância Melhor têm como um de seus eixos de sustentação, talvez o principal, a ênfase no protagonismo familiar. Na prática, isto traduz-se através das atividades propostas com o papel da família como principal ator do desenvolvimento de suas crianças”, enaltece.
O médico pediatra Fausto Steckel ressalta que o Dia do Bebê é uma das formas de prestar atenção não somente nos cuidados com o bebê, mas na importância da inserção do bebê na comunidade. Como ele tem que se relacionar bem com os pais, com os avós, com os padrinhos, enfim, com toda essa rede social que a gente vive é importante. As mães, quando o bebê nasce, ficam mais em casa, resguardadas. Por isso, a gente quer justamente desenvolver essa inserção do bebê dentro da comunidade”, coloca.
Steckel ainda ressalta que o Dia do Bebê tem o objetivo de promover a saúde em um ambiente aberto, sem a preocupação da disseminação viral, além de estimular o desenvolvimento das crianças. “A motivação do toque e na estimulação precoce dos bebês são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Pensamos sempre no desenvolvimento motor, na estimulação da criança, e no desenvolvimento psicológico, que é a inserção na comunidade”, salienta.
O primeiro evento alusivo ao Dia do Bebê ocorreu no sábado, na Escola 24 de Maio, no Loteamento 8, Bairro Canabarro. Voltado às famílias em vulnerabilidade atendidas pelo PIM, o evento ocorreu em sua 10ª edição, com apoio das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Habitação.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Gincana de integração marcou a tarde de sábado
Foto: Édson Luís Schaeffer
Gincana de integração marcou a tarde de sábado

Dentre as atrações, estavam a gincana de integração, peça teatral “A Fada do Bico” – alertando para os malefícios do uso do bico, atividades lúdicas de conscientização e informação, música, distribuição de lanche, entre outras atividades. Cada participante da gincana recebeu medalha de participação. E as famílias receberam uma muda de árvore em alusão à Árvore da Vida.
Além das famílias assistida pelo PIM, ainda prestigiaram o evento a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jaqueline Musskopf, a subsecretária de Saúde, Marlene Metz, e o coordenador adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ederson da Rocha. Na oportunidade, os profissionais do PIM também esclareceram dúvidas.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Fada do Bico recolheu bicos em troca de uma varinha mágica
Foto: Édson Luís Schaeffer
Teatro foi um dos destaques no sábado
Foto: Édson Luís Schaeffer
No sábado, programação foi voltada para as famílias atendidas pelo PIM

Já no domingo, as atividades do Dia do Bebê ocorrem no saguão da Prefeitura, no Bairro Centro Administrativo. O evento foi organizado pelo pediatra Fausto Steckel, fonoaudióloga Cathia Schaeffer, enfermeira obstetra e doula Eliane Costa e psicóloga Fernanda Marques, com apoio da Prefeitura de Teutônia e parceiros.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Programação de domingo ocorreu no saguão da Prefeitura

A programação iniciou com a nomeação do Bebê Prefeita, isto é, o primeiro bebê que nasceu na semana passada: Melanie Sol Jung Berot, filha de Amanda Caroline Kilpp Jung e Eduardo Vinicius Lynch Caneppele Berot, que nasceu no dia 18. Ela recebeu as chaves do Município e o título de Bebê Prefeita.

Foto: Édson Luís Schaeffer
No domingo, foi conhecida a Bebê Prefeita

Durante a tarde ainda houve oficinas de Shantala e Ofurô, dinâmica de desenvolvimento motor entre pais e bebês, aula de dança para crianças, passeata dos bebês, bênção ecumênica, som acústico com Vinícius Bilhar, entre outras atrações. Foi uma tarde dedicada à informação, através de atividades lúdicas.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Oficina de Ofurô também foi oferecida no domingo
Foto: Édson Luís Schaeffer
Programação de domingo culminou com a passeata dos bebês

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer