HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Administração Municipal e Consepro definem próximos passos para futura implantação do videomonitoramento no município

29 de junho, 8h45min

A Administração Municipal de Teutônia se reuniu, na tarde desta quinta-feira, dia 28 de junho, com representantes do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) para definir os próximos passos para a futura implantação do videomonitoramento em pontos estratégicos no município. A primeira definição ficou em torno de como será implantado o sistema, que ficará sob responsabilidade do Conselho, com aporte financeiro da Prefeitura, que poderá ser complementado pela iniciativa privada.

Durante a reunião, chegou-se ao consenso de o melhor modelo de parceria será através de um termo de fomento. O Consepro elabora o projeto e apresenta ao município. Após aprovado por uma comissão do Município, a Prefeitura repassará o recurso para que o Conselho execute e gerencie o projeto. Com este modelo, empresas poderão complementar financeiramente o projeto, através de parcerias com o Consepro.

Este modelo ainda possibilita que o projeto seja executado conforme a disponibilidade de recursos. Por exemplo: se o Consepro contratar um pacote de 100 câmeras, mas existe recurso somente para 20, somente serão instaladas as 20 câmeras e as demais serão instaladas conforme o recurso vai chegando.

O Consepro se reunirá, nos próximos dias, com empresas para verificar o interesse em estabelecer parcerias, bem como com órgão de segurança, para definir os detalhes técnicos necessários para que o sistema de videomonitoramento funcione. Também deverão ocorrer visitas ao município de Encantado, que vem trabalhando com este modelo de parceria. A partir disso, será elaborado o projeto a ser apresentado à Prefeitura para que o termo de fomento possa ser executado.

Paralelamente, também ocorrerão reuniões com a Brigada Militar e com o Estado. A central de videomonitoramento ficaria instalada na Brigada Militar, mas, para isso, se torna necessário mais servidores para fazer o monitoramento. A sugestão é que o Estado ceda servidores da reserva para esta finalidade.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, ainda informou que na tarde desta quinta-feira reencaminhou ao secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, o ofício solicitando apoio na aquisição de no mínimo duas viaturas para a Brigada Militar. No documento, ainda se solicita a efetivação de mais 10 soldados, para reforçar o quadro de policiais no município. A mesma solicitação já havia sido feita em fevereiro de 2017.

Participaram da reunião o prefeito, Jonatan Brönstrup; o presidente do Consepro, Frederico Dahmer; o membro do Consepro Gustavo Luiz Schnoremberger; o subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus; e o subsecretário da Fazenda, José Carlos Morbach.

Texto: Édson Luís Schaeffer
Foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação