Apesar da Bandeira Vermelha no Vale, Teutônia pode adotar protocolos da Bandeira Laranja

Como o município não teve internações e óbitos associados a Covid-19 14 dias antes até a data da definição das bandeiras, Teutônia se enquadra na regra 0-0, permitindo protocolos menos restritivos

2 de dezembro, 8h58min

Édson Luís Schaeffer/arquivo
Máscara faz parte dos 3Ms contra Covid-19

O Vale do Taquari foi enquadrado na Bandeira Vermelha pelo modelo de distanciamento controlado. No entanto, como Teutônia não registrou óbitos internações e óbitos associados a Covid-19 14 dias antes até a data da definição das bandeiras, o município se enquadra na regra 0-0, permitindo adotar os protocolos da Bandeira Laranja. No entanto, é fundamental seguir os 3Ms contra Covid-19: Máscara, Mãos higienizadas e Manter distanciamento, para frear a propagação do novo coronavírus.

Diante disso, o Município de Teutônia editou e publicou na terça-feira, dia 1º de dezembro, o Decreto 2.882/2020, que substitui a Bandeira Vermelha fixada pelo Estado do Rio Grande do Sul para a Região de Lajeado, nos termos do Decreto Estadual nº 55.610, de 30 de novembro de 2020. As medidas terão vigência da zero hora do dia 1º de dezembro às 24 horas do dia 7 de dezembro.

CONFIRA O DECRETO DO MUNICÍPIO: DECRETO 2.882

CONFIRA O DECRETO DO ESTADO: DOE 2020 11 30

Com o agravemento do cenário do coronavírus no Rio Grande do Sul, o Governo do Estado impôs a suspensão da cogestão e medidas mais restrititivas nas regiões com bandeira vermelha. Teutônia, por ora, não precisará adotar estes protocolos mais restritivos nesta semana, em virtude da regra 0-0. os protocolos podem ser conferidos em www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

O Estado ainda decretou a suspensão ou restrições à realização de eventos. Tendo em vista a programação Um Sonho de Natal de Teutônia, a comissão organizadora deve se reunir até esta quinta-feira, dia 3 de dezembro, para definir se ela segue no modelo híbrido (presencial e online), por ser em local aberto, ou se será totalmente online, mantendo as atrações previstas.

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, reforça que é preciso seguir todos os cuidados para frear a propagação no novo coronavírus. “Sabemos que todos desejam voltar à normalidade o quanto antes. Mas, para isso ser possível, não podemos relaxar nos cuidados. Se todos fizerem a sua parte, vamos preservar vidas e, assim, se encaminhar para retomada da normalidade”, afirma.

O Comitê Municipal de Atenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus lançou recentemente a campanha dos 3Ms contra Covid-19, ou seja três cuidados essenciais que devem estar presentes no dia a dia para diminuir as chances de contágio do novo coronavírus. Os 3Ms consistem em Máscara, Mãos higienizadas e Manter distanciamento.