Arte na Rua Especial Dia do Trabalhador ocorre dia 1º de maio

Além das atrações tradicionais do evento – com Feira de Artesanato, brinquedos infláveis gratuitos, triciclos, entre outras –, evento terá simulado de acidente de trânsito (abrindo as atividades do Maio Amarelo) e ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos (com recebimentos de medicamentos vencidos, para descarte adequado, ou sobras, para serem redistribuídas), além de serviços de saúde

26 de abril, 13h45min

Arte na Rua será alusivo ao Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, dia 1º de maio, terá programação especial alusiva à data junto ao Centro Administrativo, em Teutônia. Será o Arte na Rua Especial Dia do Trabalhador, que ocorrerá junto ao Pavilhão Multiuso a partir das 14h. Além de trazer arte e cultura ao Centro Administrativo, diversas outras atrações estão programadas, como Feira de Artesanato, brinquedos infláveis, triciclos, simulado de acidente (abrindo atividades do Maio Amarelo), ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, entre outros.
O Arte na Rua Especial Dia do Trabalhador é uma organização da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquari, Teutônia e Região (Sindicomerciários), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Teutônia e Estrela. Ainda há a parceria com o Departamento de Trânsito e Secretaria de Saúde.

Arte na Rua será alusivo ao Dia do Trabalhador

Dentre as atrações e ações já confirmadas, estão:
– brinquedos infláveis gratuitos (parceria com os sindicatos);
– show com a dupla Rob & Willian, Marco Mallmann e Vini Bilhar (parceria com o Sindicomerciários);
– maquiagem com profissionais da Mary Kay, corte de cabelo com profissionais do Senac e massagem Quick gratuita (parceria com o Sindicomerciários);
– Grupo de Capoeira Modelo Oxóssi, dos Núcleos de Cultura;
– triciclo, para circular pelo Centro Administrativo;
– comercialização de algodão doce, churros, crepes, sorvetes, picolés, água e refrigerante;
– Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos de Teutônia;
– artesanato e trabalhos manuais do Ateliê Amoras e Costuras;
– Comercialização de mandalas;
– comercialização de produtos pet;
– Feira do Livro Espírita (da Sociedade Espírita Caminhos de Luz);
– Brechó;
– ervateira;
– Kombi de Chopp;
– simulado de acidente de trânsito (ação alusiva ao Maio Amarelo);
– Ações de saúde (exames de glicemia e pressão) e de conscientização sobre o uso racional de medicamentos (com recolhimento de medicamentos vencidos para o descarte adequado, além do recebimento de sobras de medicamentos, que, após a triagem, poderão ser disponibilizados para o tratamento de outras pessoas);
– entre outras atrações.
Interessados em expor no evento podem entrar em contato pelo telefone (51) 3762-7700, ramal 129, ou pelo telefone/WhatsApp (51) 99294-2958. O Centro Administrativo é um dos principais pontos de encontro nos finais de semana e feriados, reunindo a comunidade, especialmente famílias. O Arte na Rua, portanto, vai ao encontro da população que frequenta a prefeitura, especialmente nos domingos e feriados, oferecendo opções culturais, além de atrair visitantes de outros municípios.

Arte na Rua tem ofertado opções de cultura e arte para quem frequenta o Centro Administrativo

Simulado de acidente e Maio Amarelo

Durante o mês de maio ocorrem diversas ações alusivas ao Maio Amarelo, com o objetivo de desenvolver ações de conscientização sobre o trânsito. Em Teutônia não será diferente. Por isso, o Departamento de Trânsito aproveitará o evento Arte na Rua para lançar a campanha no Município, que terá como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.
Durante o evento, além da distribuição de material educativo e de conscientização, ocorrerá um simulado de acidente. A intenção é alertar sobre os danos que um acidente causa, bem como demonstrar a importância dos primeiros socorros. A ação conta com o apoio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Schneider e Reichert, Samu, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários. Ainda no mês de maio, outras diversas atividades serão realizadas, como palestras e ações educativas, com o foco na conscientização.

Uso racional de medicamentos

A Secretaria de Saúde e a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) de Teutônia realizarão a 1ª Campanha Municipal pelo Uso Racional de Medicamentos e, junto ao Arte na Rua, ocorre a uma das ações. Neste dia, profissionais da saúde estarão conversando com a população sobre o acesso a medicamentos, seu uso correto e prevenção de riscos envolvendo o uso inadequado destes produtos.
Durante o evento, ainda serão recolhidos medicamentos vencidos para o descarte adequado, além do recebimento de sobras de medicamentos, que, após a triagem, poderão ser disponibilizados para o tratamento de outras pessoas. As ações também ocorrerão em outros momentos. Os pescritores receberão orientação e atualização quanto à prescrição de medicamentos, considerando a eficácia e acesso dos mesmos no dia 30 de abril.
Além disso, a CGT estará disponibilizando um profissional de saúde para visitar as comunidades e apresentar uma palestra sobre o tema, desde a prescrição, terapia, armazenamento e descarte adequado. Comunidades e grupos de associações podem solicitar a palestra, que ficará disponível ao longo de 2019, através do telefone (51) 3762-7800, com a farmacêutica Juliana.