Associação dos Produtores Rurais de Teutônia define rumos da entidade e da Feira do Produtor

Assembleia ainda teve escolha da nova diretoria da entidade, que hoje conta com 18 produtores associados

26 de novembro, 10h03min

Assembleia definiu rumos da entidade

A Associação dos Produtores Rurais de Teutônia realizou, recentemente, assembleia, onde foram definidos os rumos da entidade, bem como da Feira do Produtor Rural. Estar associado à entidade é uma das condições para participar das Feiras do Produtor Rural no município. Durante o encontro, ainda foi escolhida a nova diretoria da entidade, que hoje conta com 18 produtores associados.

A assembleia ocorreu no final da tarde do dia 20 de novembro, tendo como local o Sínodo Vale do Taquari. Na ocasião, ainda houve momento técnico com a palestra “Feira, feirantes, gestores e consumidores: expectativas envolvidas e ações que garantem o sucesso, ministrada pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi. Ele explanou sobre a programação da produção, organização e melhoria da qualidade da feira, além de como atrair o consumidor.

Lauro Bernardi ministrou momento técnico

Durante a assembleia, foi definida a continuidade da Feira do Produtor Rural nos mesmos moldes que vem ocorrendo. Atualmente, a comercialização dos produtos das agroindústrias e produtores rurais ocorre nas sextas-feiras, das 15h às 17h30min, na Praça Pastor Hugo Erich Wilhelm Ziebarth, popularmente conhecida como a praça da Comunidade Evangélica Redentor; e das 14h30min às 17h, no saguão da Prefeitura, no Bairro Centro Administrativo. Já nos sábados, a Feira do Produtor ocorre das 8h às 11h30min em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia e Westfália, no Bairro Languiru. Também estão projetadas participações da entidade em eventos maiores, como a Festa de Maio.

Já a nova diretoria da entidade ficou assim constituída: Cátia Krieger Rodrigues Deuner, presidente; Jacinta Herbert Post, vice-presidente; Marli Wentz, secretária; Olga Driemeier, vice-secretária; Micheli Wessel, tesoureira; e Maiquel Fernando Stahlhofer, vice-tesoureiro. O conselho fiscal será composto por Almir Henrique Horst, Sildo Bogner e Ismael Pletsch, tendo como suplentes Aline Fernanda Ahlert e Claiton Augustin.

A ex-presidente da entidade e atual vice-presidente, Jacinta Herbert Post, lembrou que a associação é nova, mas já tem gerados frutos. “A associação foi criada há cinco anos, com o intuito de obter auxílios do poder público, para a construção de um espaço para a realização das feiras, além de outros benefícios, acreditando que a união faz a força. Entendo que a formalização do grupo é de grande valia para alcançar os objetivos propostos. Apesar da desistência de alguns, conseguimos manter a associação ativa”, enalteceu.

A Associação dos Produtores Rurais de Teutônia tem recebido suporte técnico da Emater/RS-Ascar local, bem como apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente,. Em 2018, houve a instituição da Feira do Produtor Rural em lei, com o intuito de qualificar cada vez mais a feira, que comercializa produtos como pães, cucas, bolos, biscoitos, torresmo, linguiça, salame, verduras, legumes, entre outros. O foco dos produtores teutonienses tem sido a produção orgânica de alimentos e que podem ser encontrados nas feiras do no município.

Assembleia definiu rumos da entidade