HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Atividades alusivas ao Dia do Bebê ocorrem sábado e domingo em Teutônia

Objetivo é mobilizar a comunidade para a importância da atenção nos primeiros anos de vida

21 de novembro, 16h05min

Larissa Santos/arquivo

O Dia do Bebê será marcado por diversas atividades no final de semana em Teutônia, com o objetivo de mobilizar a comunidade para a atenção nos primeiros anos de vida. No sábado, dia 23 de novembro, as atividades ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio, para as famílias atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM). Já no domingo, dia 24, ocorre programação aberta a todas as famílias interessadas no saguão da Prefeitura.
No sábado, na Escola 24 de Maio, no Loteamento 8, Bairro Canabarro, a programação inicia com recepção às 13h30min. Às 14h, iniciam as atividades lúdicas informativas e de conscientização. O evento é voltado às famílias em vulnerabilidade atendidas pelo PIM e ocorre em sua 10ª edição, com apoio das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Habitação.
Dentre as atrações previstas, estão gincana, peça teatral “A Fada do Bico”, atividades lúdicas de conscientização e informação, música, distribuição de lanche, entre outras atividades. Os participantes da gincana receberão medalhas. As famílias ainda receberão uma muda de árvore em alusão à Árvore da Vida.
As famílias atendidas pelo PIM podem confirmar presença com o seu visitador, para receber o ticket de entrada. A organização solicita que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacina de seus filhos, bem como cadeira e chimarrão.
Durante o evento, haverá a presença de profissionais para esclarecer dúvidas dos pais. “Será um momento de confraternização e informação, onde queremos chamar a atenção das famílias sobre a importância da atenção que devemos ter nos primeiros anos de vida das nossas crianças”, enaltece a monitora do PIM, Aline Lautert Fritsch.
Já no domingo, as atividades do Dia do Bebê ocorrem no saguão da Prefeitura, no Bairro Centro Administrativo. Organizado pelo pediatra Fausto Steckel, fonoaudióloga Cathia Schaeffer, enfermeira obstetra e doula Eliane Costa e psicóloga Fernanda Marques, com apoio da Prefeitura de Teutônia e parceiros, o evento contará com diversas atividades a partir das 15h.
A programação inicia com a nomeação do Bebê Prefeito (primeiro bebê que nasceu esta semana receberá as chaves do Município e o título de Bebê Prefeito). Durante a tarde ainda haverá oficinas de Shantala e Ofurô, dinâmica de desenvolvimento motor entre pais e bebês, aula de dança para crianças, passeata dos bebês, bênção ecumênica, som acústico com Vinícius Bilhar, entre outras atrações.
Pede-se que se traga cadeira e, quem quiser, chimarrão. “Teremos oficinas, dinâmicas, música, dança, uma programação para toda a comunidade, para que possamos discutir este assunto tão importante, que são os cuidados com os nossos bebês nos primeiros anos de vida”, frisa a psicóloga Fernanda Marques, umas das organizadoras.

Foto: divulgação PIM
Em ambos os dias ocorrerão atividades lúdicas e de conscientização

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer