HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Boletim novo coronavírus 01/05/2020 – 19h

1 de maio, 19h47min

Teutônia chega a 9 casos positivos de novo coronavírus (Covid-19), considerando os exames PCR e testes rápidos. Na contagem oficial do Estado, são 4 casos positivos, pois, por ora, o Estado só considera os resultados de exames PCR, sendo que não estão contabilizando os testes rápidos por problemas no sistema de processamento dos dados.

 

Entre a quinta-feira, dia 30 de abril, e sexta-feira, 1º de maio, o Estado contabilizou três novos casos em Teutônia. Um deles é um homem de 62 anos, internado no Hospital Ouro Branco em estado estável. O caso foi confirmado via exame PCR processado pelo Lacen.

 

O segundo caso contabilizado é de uma mulher de 34 anos, internada no Hospital Ouro Branco em estado estável. Testou positivo por meio de teste rápido e, posteriormente, por PCR, analisado pelo Lacen, entrando na contagem oficial do Estado.

 

Em relação ao terceiro caso contabilizado pelo Estado, o Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus ainda não teve acesso aos dados do paciente. Acredita-se que pode ser um dos dois profissionais da saúde que testaram positivo em exame PCR coletado em Estrela, processado pelo Laboratório de Análises Clínicas da Univates e que estão por ser contabilizados pelo Estado. São eles:

– mulher de 61 anos, em isolamento domiciliar. É profissional de saúde em Estrela, mas reside em Teutônia;

– homem de 44 anos, em isolamento domiciliar. É profissional da saúde em Porto Alegre, mas reside em Teutônia.

 

O quarto caso contabilizado pelo Estado, desde o dia 13 de abril, é o mulher de 49 anos, que já é considerado recuperado desde o dia 25 de abril.

 

Já os casos confirmados por meio de teste rápido são os seguintes:

– mulher de 21 anos, confirmado por teste rápido. Caso considerado recuperado desde o dia 25 de abril;

– homem de 28 anos, confirmado por teste rápido. Caso considerado recuperado desde o dia 25 de abril;

– homem de 23 anos, confirmado por teste rápido. Caso considerado recuperado desde o dia 25 de abril;

– mulher de 23 anos, em isolamento domiciliar. Testou positivo para Covid-19 em teste rápido e, posteriormente, em contraprova.

Os casos confirmados por meio de teste rápido ainda não estão contabilizados pelo Estado, mas já estão na contagem oficial do Município, com o objetivo de mostrar a situação real em Teutônia.

 

Teutônia ainda tem um caso suspeito novo aguardando resultado do exame PCR pelo Lacen: de uma mulher de 39 anos, internada no Hospital Ouro Branco em estado estável.

 

Diante do expressivo número de casos confirmados em Teutônia e na região, solicita-se que as pessoas continuem adotando as medidas protetivas e de higienização, além de sair de casa somente em casos de extrema necessidade e evitando aglomerações. Também está determinado o uso da máscara de tecido ao sair de casa.