Caminhada Ecumênica das Lanternas ilumina ruas do Bairro Canabarro

Procissão luminosa integrou a programação do Um Sonho de Natal, que segue até o dia 12

8 de dezembro, 11h02min

Caminhada das Lanternas iluminou as ruas do Bairro Canabarro

As ruas Dom Pedro II e Tiradentes, no Bairro Canabarro, foram iluminadas pela luz das lanternas na noite de sexta-feira, dia 6 de dezembro. Foi a Caminhada Ecumênica das Lanternas, que integrou a programação do Um Sonho de Natal de Teutônia, que ainda tem atrações neste domingo, dia 8, e na quinta-feira, dia 12.
A concentração ocorreu em frente ao Ieceg/CNEC Teutônia. De lá, crianças e adultos, todos com suas lanternas, iniciaram a caminhada ao longo da Rua Dom Pedro II. Nas proximidades da rodoviária do Bairro Canabarro, parada para reflexão, de onde a procissão luminosa prosseguiu até chegar em frente à Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Caminhada das Lanternas iluminou as ruas do Bairro Canabarro
Caminhada teve participantes de todas as idades

Em frente à igreja, o público pode conferir a apresentação de coral e, posteriormente, assistir à encenação teatral adaptada a partir do espetáculo “Um Sonho de Natal”, que foi encenado no dia 1º de dezembro na pista atlética do Colégio Teutônia. Durante o evento, ainda houve a bênção ecumênica ministrada pelos pastores Gerson e Cristiane Echelmeier e pelos padres Eduardo Schuster e Pedro Neori Theisen.

Encenação teatral encantou o público

A Caminhada Ecumênica das Lanternas retoma uma tradição iniciada há vários anos e que, por algum período, não ocorria mais. A organização foi da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com participação especial do Ieceg/CNEC Teutônia.
Para o padre Eduardo Schuster, o passeio das lanternas, embora estivesse um período sem ocorrer, criou um momento muito aguardado ao longo do ano. “Havia um grande saudosismo. Então, retomamos uma tradição que já havia aqui em Teutônia e que vem de outras épocas, sendo comum em vários lugares do mundo. Retomar este passeio é retomar o espírito natalino e dar ênfase ao ecumenismo, pois o Natal é uma festa de todos, inclusive para aqueles que não estão em nenhuma religião”, frisa.
A pastora Cristiane Echelmeier coloca que a Caminhada Ecumêmica das Lanternas vai muito além do resgate de uma tradição. “A gente faz esta caminhada para valorizar as tradições cristãs, de família, de bem querer, de respeito ao próximo, além de fortalecer a fé. Muito mais que uma tradição, a caminhada das lanternas quer resgatar esse andar juntos, caminhando pela paz, sob a luz e proteção de Deus”, salienta.

Durante o evento, houve momentos de reflexão e bênção ecumênica

Uma nova caminhada das lanternas ocorre na quinta-feira, dia 12, no Bairro Centro Administrativo, durante o 3º Natal Mágico – A Luz das Lanternas, também integrando a programação do Um Sonho de Natal. A caminhada inicia às 19h30min, com concentração nos fundos da empresa de artefatos de cimento Jung, na Avenida 1 Oeste. De lá, a procissão luminosa segue até o Centro Administrativo, onde ocorre a bênção ecumênica e show natalino com a Orquestra de Teutônia, culminando com a chegada do Papai Noel. Pede-se que o público traga cadeiras para assistir confortavelmente as atrações.
Neste domingo, dia 8, a programação do Um Sonho de Natal ocorre no Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro, a partir das 14h. O destaque da tarde fica para o Encontro de Mascotes e show com Sandro Coelho, Matheus e Mathias e Banda Plug, além da chegada do Papai Noel.
Durante a tarde de domingo ainda haverá Feira de Artesanato, Espaço Saúde, brinquedos infláveis gratuitos, espaço lúdico (com maquilagem e contação de histórias), Momento Aventura – Off Aventura (gratuito) mateada e praça de alimentação. Pede-se que o público traga cadeiras para assistir confortavelmente as atrações.
Lembrando que toda a programação é gratuita, com a possibilidade de doação de um quilo de alimento não perecível. O evento Um Sonho de Natal é uma parceria entre Administração Municipal de Teutônia, Colégio Teutônia, por meio da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense, e Grupo Popular de Comunicação.

Coral trouxe canções natalinas