HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Capitão Faustino, Mano Lima e Os Centauros abrem programação artística do Acampamento Farroupilha

Grandes clássicos da música nativista marcaram a noite de sexta-feira no evento, que ocorre junto ao Centro Administrativo

14 de setembro, 9h42min

Édson Luís Schaeffer
Primeira noite do Acampamento trouxe um grande público ao Centro Administrativo
Primeira noite do Acampamento trouxe um grande público ao Centro Administrativo

A programação artística do 3º Acampamento Farroupilha iniciou nesta sexta-feira, dia 13 de setembro. E nada melhor que começar a programação com grandes clássicos da música nativista. Capitão Faustino, Mano Lima e Os Centauros movimentaram o Centro Administrativo, onde ocorre o Acampamento.
Antes dos shows, o prefeito, Jonatan Brönstrup, saudou os tradicionalistas e simpatizantes presentes. “Estamos oportunizando um novo momento ao tradicionalismo em Teutônia, um Acampamento Farroupilha organizado, com atrações voltadas a toda a família. Estamos dando ênfase aos sabores, saberes e costumes do nosso tradicionalismo”, colocou.
O coordenador campeiro do Acampamento Farroupilha, Maciel Wiebusch, enalteceu que o Acampamento Farroupilha desde ano está projetando o município no Estado. “Estamos realizando um dos maiores Acampamentos Farroupilhas do Vale do Taquari e do Estado. E isso foi possível graças à união das entidades e do entendimento do Executivo teutoniense da importância de investir no tradicionalismo”, frisou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Antes dos shows, houve saudação ao público

O primeiro a subir no palco do Acampamento Farroupilha, junto ao Pavilhão Multiuso, foi o trovador Capitão Faustino. Com muito humor e amor ao tradicionalismo, Faustino trouxe os seus sucessos, como “Ginete universitário”e “Tava morto e não caiu”, música que o destacou Estado afora recentemente.
Para Capitão Faustino, estar no Acampamento Farroupilha de Teutônia pela primeira vez é motivo de alegria. “É uma honra estar aqui pela primeira vez, num Acampamento que tem como marca a integração das famílias. Onde encontramos famílias, tem algo relacionada à cultura gaúcha. Assim como Teutônia, todo o Estado nos acolheu e estou muito feliz em estar realizando a abertura do Acampamento desta cidade, que tem uma cultura forte e muito bonita”, colocou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Capitão Faustino foi a primeira atração do Acampamento Farroupilha
Foto: Édson Luís Schaeffer
Capitão Faustino foi a primeira atração do Acampamento Farroupilha

Em seguida, foi a vez da lenda do tradicionalismo, Mano Lima, trazer os seus grandes sucessos ao Acampamento Farroupilha. “Cadela Baia”, “Espantando Bagual”, “Me Dá Um Xuxi!”, “Sem Paia e Sem Fumo”, “Um Homem Fora do Tempo”, entre outros sucesso estiveram presentes.
Lima ressalta que os acampamentos farroupilhas, como o de Teutônia, exaltam a data máxima do tradicionalismo. “Em todo o lugar em que vamos e encontra este movimento, com todo esse espírito de patriotismo, é motivo de alegria não só para nós músicos. A Semana Farroupilha é um ato de cidadania, pois desenvolvendo a cultura de pátria, de terra, de costumes”, pontuou.
Mano Lima ainda colocou a importância do tradicionalismo gaúcho. “A gente deve defender as coisas boas, não por apenas ser tradição. A nossa tradição é bonita, saudável, que inclui as famílias e o crescimento das pessoas. E é isso que o país espera. O Brasil é grande, com várias culturas, um país maravilhoso, que nós só temos que valorizar e aprender a amar. Não é difícil amar um país com a grandeza do nosso Brasil. Precisamos olhar o país como ele é. O Brasil precisa, sim, se endireitar e crescer. E isso se faz investindo na educação e defender as coisas boas, como a história do tradicionalismo”, afirmou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Mano Lima foi uma das atrações da primeira noite
Foto: Édson Luís Schaeffer
Mano Lima foi uma das atrações da primeira noite

A última atração da noite foi o grupo teutoniense Os Centauros. Conforme Valdecir da Silva, o “Tinho”, se apresentar em casa, junto ao Acampamento Farroupilha, foi uma honra. “É uma satisfação muito grande estar aqui, abrindo a programação farroupilha de Teutônia. Só temos a agradecer ao espaço que o Acampamento Farroupilha de Teutônia tem dado a nós. Não tem dinheiro que pague isso”, colocou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Primeira noite do Acampamento encerrou com fandango animado pelo grupo teutoniense Os Centauros
Foto: Édson Luís Schaeffer
Primeira noite do Acampamento encerrou com fandango animado pelo grupo teutoniense Os Centauros

No início da noite ainda houve o Café Campeiro, do Rotary Club e do Rotaract. A abertura oficial do 3º Acampamento Faroupilha de Teutônia ocorre neste sábado, às 15h, junto ao Galpão Farroupilha, com a chegada da Chama Crioula.

Foto: Édson Luís Schaeffer
rimeira noite do Acampamento trouxe um grande público ao Centro Administrativo

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou nesta sexta-feira, dia 13, e segue até o dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Desfiles, shows, fandangos, costelão solidários, comidas campeiras, rodas de chimarrão – e muito mais – estarão à disposição.
Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrará algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.
Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.
O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão Tchê Chaleira, Orquestra de Teutônia, Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas.
As ruas ganharão as cores do Rio Grande em dois momentos: no dia 15 de setembro, no Bairro Canabarro, com o Desfile Cultural do CCT Querência Amada; e dia 20 de setembro, com o Passeio da Bombacha oficial do Acampamento Farroupilha, nos bairros Languiru e Centro Administrativo.
Na segunda-feira, dia 16, está prevista a visitação das escolas ao Acampamento Farroupilha. Na ocasião, diversas atividades estão previstas, como introdução aos costumes e cultura tradicionalista, brincadeiras e acesso a ferramentas e elementos que fazem parte do tradicionalismo.
O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SÁBADO – 14/09

15h – Chegada da Chama Crioula e abertura oficial, no Galpão Farroupilha
21h30min – Apresentação Artística CTG Rincão das Coxilhas, no Pavilhão Multiuso
22h – Fandango com Tchê Chaleira, no Pavilhão Multiuso
> Almoço entreveiro e janta costelão (promoção do Piquete Desgarrados dos Pampas), no Galpão Farroupilha

DOMINGO – 15/09

9h – Programa Gauchada, da Rádio Popular – ao vivo do Acampamento Farroupilha
9h30min – Desfile Cultural do CCT Querência Amada – saída da Calçados Beira Rio (com almoço na entidade)
18h – Orquestra de Teutônia, no Pavilhão Multiuso
20h – Jantar do Lions Clube, no Galpão Farroupilha

SEGUNDA-FEIRA – 16/09

19h30min – Torneio de vaca parada com o Piquete Aporreados do Sovéu, no Acampamento Farroupilha

TERÇA-FEIRA – 17/09

18h30min – Sessão Câmara de Vereadores, no Galpão Farroupilha
20h – Apresentação do Coral Municipal, no Pavilhão Multiuso
20h30min – Fandango com Chiquito & Bordoneio, no Pavilhão Multiuso

QUARTA-FEIRA – 18/09

15h – Resenha coletiva de cavalos crioulo com técnico da ABCCC (Informações: (51) 99883.9622, com Maciel), no Acampamento
> Noite do Churrasco em todo o Acampamento
19h – Costelão Solidário em prol de Lívia Teles, no Pavilhão Multiuso
19h30min – Palestra “Alimentação Saudável de Equínos” com o veterinário e gerente técnico de Equinos da Supra Vinícius Abreu, no Galpão Farroupilha
19h30min – Programa Gente da Terra, da Rádio Campeira FM, no Acampamento
20h30min – Palestra com técnico da ABCCC, no Galpão Farroupilha

QUINTA-FEIRA – 19/09

20h – Jantar com churrasco e saladas (promoção do Piquete Popular), no Galpão Farroupilha
21h – Apresentação artística do CTG Porteira dos Pampas, no Pavilhão Multiuso
21h30min – Show com César Oliveira e Rogério Melo, no Pavilhão Multiuso
23h – Fandango com Alma Crioula, no Pavilhão Multiuso

SEXTA-FEIRA – 20/09

9h30min – Passeio da Bombacha, com saída no Agrocenter Languiru, até o Centro Administrativo
12h – Costelão, no CTG Rincão das Coxilhas
17h – Show com Tchê Guri, no Pavilhão Multiuso
18h – Extinção da Chama Crioula, no Pavilhão Multiuso
20h – Fandango com Luz de Candieiro, no Pavilhão Multiuso

Mais detalhes da programação em www.teutonia.rs.gov.br/acampamentofarroupilha/ e www.facebook.com/events/454887478700380/

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer