HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

César Oliveira & Rogério Melo e Alma Crioula movimentam o Acampamento Farroupilha

Atrações trouxeram um bom público para o Centro Administrativo, onde ocorre o evento, que segue até esta sexta-feira, dia 20 de setembro

20 de setembro, 0h22min

Édson Luís Schaeffer
Cesar Oliveira & Rogério Melo trouxeram seus clássicos ao Acampamento Farroupilha de Teutônia
Cesar Oliveira & Rogério Melo trouxeram seus clássicos ao Acampamento Farroupilha de Teutônia

O Acampamento Farroupilha de Teutônia teve momevimentação intensa nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, penúltimo dia da programação que iniciou no dia 13. Na parte artístico-cultural, houve show com a dupla que é uma das referências da música tradicionalista, César Oliveira & Rogério Melo, além de fandango com o grupo lajeadense Alma Crioula.
A programação artístico-cultural na noite iniciou com a apresentação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira dos Pampas, do Bairro Canabarro. A entidade trouxe as invernadas Pré-Mirim, Juvenil e Xiru.
Em seguida, César Oliveira, patrono da Semana Farroupilha do Estado, e Rogério Melo subiram no palco do Acampamento Farroupilha. Durante o show, grandes sucessos da dupla, incluindo “Os loco lá da fronteira” e “Estampa domingueira”. César Oliveira e Rogério Melo interagiram com público, que compareceu em peso no pavilhão multiuso.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Cesar Oliveira & Rogério Melo trouxeram seus clássicos ao Acampamento Farroupilha de Teutônia

Para a dupla, estar em Teutônia, em um Acampamento Farroupilha, é evidenciar a data máxima dos gaúchos. “É uma honra estarmos aqui. Como já estivemos uma vez, a gente do carinho com o qual é feito o Acampamento Farroupilha. Este ano é alusivo ao visionário Paixão Cortes, que enxergou tudo que estamos vivenciando. O movimento Acampamento Farroupilha é muito importante dentro de todos os municípios. É uma herança de cultura de valores, como família e formação de caráter dos jovens”, frisou César.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Cesar Oliveira & Rogério Melo trouxeram seus clássicos ao Acampamento Farroupilha de Teutônia

Após, foi a vez do grupo Alma Crioula, de Lajeado, trazer a música fandangueira ao Acampamento Farroupilha. A pista logo foi tomada pelo público, que dançou ao som de grandes sucessos da música fandangueira.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Grupo Alma Crioula trouxe a música fandangueira ao Acampamento Farroupilha

Para o guitarista e sócio do grupo, Ramon Mattje, se apresentar em um Acampamento Farroupilha como o de Teutônia, vai além de mostrar o trabalho do grupo. “É uma satisfação participar de um evento deste porte, que envolve muitas pessoas de todo o Vale. Hoje Teutônia é um dos polos do tradicionalismo e, para nós, estar aqui é uma responsabilidade e um prazer muito grande”, frisa.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Grupo Alma Crioula trouxe a música fandangueira ao Acampamento Farroupilha

Mattje ressalta que os acampamentos farroupilhas deveriam ocorrer mais vezes ao ano. “Estamos celebrando a data máxima do tradicionalismo gaúcho e é algo de suma importância para reforçar as nossas tradições. É um evento que mais cidades deveriam fazer, pois oportuniza a toda a comunidade para conhecer os costumes e a tradição gaúcha”, coloca.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Grupo Alma Crioula trouxe a música fandangueira ao Acampamento Farroupilha

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou dia 13 e segue até esta sexta-feira, dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo, com desfiles, shows, fandangos, costelão solidário, comidas campeiras, rodas de chimarrão e muito mais.
Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrou algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.
Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.
O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão Tchê Guri e Luz de Candieiro. O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.
A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SEXTA-FEIRA – 20/09

9h30min – Passeio da Bombacha, com saída no Agrocenter Languiru, até o Centro Administrativo
12h – Costelão, no CTG Rincão das Coxilhas
17h – Show com Tchê Guri, no Pavilhão Multiuso
18h – Extinção da Chama Crioula, no Pavilhão Multiuso
20h – Fandango com Luz de Candieiro, no Pavilhão Multiuso

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer