HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Com foco na Segurança do Trabalho, Prefeitura capacita em torno de 180 servidores

Cursos, ministrados pelo Colégio Teutônia, foram focados nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, otimizando e qualificando o trabalho prestado pelos servidores

17 de dezembro, 10h46min

Édson Luís Schaeffer
Servidores receberam certificados nesta segunda-feira
Servidores receberam certificados nesta segunda-feira

A segurança dos trabalhadores recebeu atenção especial em 2019 na Prefeitura de Teutônia. Durante o ano, em torno de 180 servidores de várias secretarias tiveram capacitação com foco nas Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Saúde do Trabalho, otimizando e qualificando, assim, o trabalho prestado à população. O encerramento da primeira etapa ocorreu nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, no Sínodo Vale do Taquari.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, lembrou que a capacitação é o início de uma série de etapas nesta área. “Estamos investindo na segurança e na qualidade dos serviços prestados pelos servidores. Por trás de cada servidor, tem uma família e, por isso, ficamos na proteção, outorgando, mais uma vez, o nosso compromisso, de investir nas pessoas”, salientou.

Foto: Édson Luís Schaeffer
Prefeito Jonatan Brönstrup destacou a importância do investimento na Segurança do Trabalho

Durante o ano, os servidores, de acordo com suas funções e cargos, tiveram as seguintes capacitações: NR 10 – Trabalhos em Eletricidade, NR 10 – Reciclagem, NR 10 – Sistema Elétrico de Potência (SEP), NR 35 – Trabalho em Altura, NR 12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos, NR 12 Anexo 4 – Segurança no uso de Motosserra e Motopoda, NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual e NR 20 – Abastecimento de Veículos.
Na segunda-feira, ocorreu o ato de encerramento da primeira etapa. Na oportunidade, os servidores capacitados receberam seus certificados. Durante o encontro, o coordenador das vigilâncias Ambiental e Sanitária, Evandro do Canto Borba, deu dicas para a aplicação das NRs e destacou a importância do trabalho em grupo. “Todos aqui são importantes e juntos fazem as coisas acontecerem”, afirmou.
A secretária de Administração, Lilian Schlabitz, enalteceu que agora também cabe aos servidores a exigir a continuidade do projeto de capacitação na área de Segurança e Saúde do Trabalho. “Temos que nos preocupar com o próximo e aqueles que deixamos em casa todos os dias. Com essas qualificações, estamos dando valor à vida”, enalteceu.


O Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Teutônia está sob a responsabilidade da técnica em Segurança do Trabalho Fernanda Letícia Wagner Helfenstein. Em setembro de 2019, foi criada a Comissão de Apoio à Segurança do Trabalho, que está sob a presidência do servidor Jandir Vilibaldo Fritscher. A comissão, que conta com a participação de servidores de várias secretarias, tem a finalidade de auxiliar no desempenho do trabalho desenvolvido pelo Setor de Segurança do Trabalho.
Os cursos das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho foram ministrados pela Fundação Agrícola Teutônia, por meio do Colégio Teutônia. O investimento foi de R$ 39.617,00, sendo que os treinamento iniciaram em julho e se estenderam ao longo do segundo semestre de 2019. Novos cursos da área de Segurança do Trabalho já estão sendo programados para 2020.

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer