Com foco na Segurança do Trabalho, Prefeitura capacita em torno de 180 servidores

Cursos, ministrados pelo Colégio Teutônia, foram focados nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, otimizando e qualificando o trabalho prestado pelos servidores

17 de dezembro, 10h46min

Servidores receberam certificados nesta segunda-feira

A segurança dos trabalhadores recebeu atenção especial em 2019 na Prefeitura de Teutônia. Durante o ano, em torno de 180 servidores de várias secretarias tiveram capacitação com foco nas Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Saúde do Trabalho, otimizando e qualificando, assim, o trabalho prestado à população. O encerramento da primeira etapa ocorreu nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, no Sínodo Vale do Taquari.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, lembrou que a capacitação é o início de uma série de etapas nesta área. “Estamos investindo na segurança e na qualidade dos serviços prestados pelos servidores. Por trás de cada servidor, tem uma família e, por isso, ficamos na proteção, outorgando, mais uma vez, o nosso compromisso, de investir nas pessoas”, salientou.

Prefeito Jonatan Brönstrup destacou a importância do investimento na Segurança do Trabalho

Durante o ano, os servidores, de acordo com suas funções e cargos, tiveram as seguintes capacitações: NR 10 – Trabalhos em Eletricidade, NR 10 – Reciclagem, NR 10 – Sistema Elétrico de Potência (SEP), NR 35 – Trabalho em Altura, NR 12 – Segurança em Máquinas e Equipamentos, NR 12 Anexo 4 – Segurança no uso de Motosserra e Motopoda, NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual e NR 20 – Abastecimento de Veículos.
Na segunda-feira, ocorreu o ato de encerramento da primeira etapa. Na oportunidade, os servidores capacitados receberam seus certificados. Durante o encontro, o coordenador das vigilâncias Ambiental e Sanitária, Evandro do Canto Borba, deu dicas para a aplicação das NRs e destacou a importância do trabalho em grupo. “Todos aqui são importantes e juntos fazem as coisas acontecerem”, afirmou.
A secretária de Administração, Lilian Schlabitz, enalteceu que agora também cabe aos servidores a exigir a continuidade do projeto de capacitação na área de Segurança e Saúde do Trabalho. “Temos que nos preocupar com o próximo e aqueles que deixamos em casa todos os dias. Com essas qualificações, estamos dando valor à vida”, enalteceu.

O Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Teutônia está sob a responsabilidade da técnica em Segurança do Trabalho Fernanda Letícia Wagner Helfenstein. Em setembro de 2019, foi criada a Comissão de Apoio à Segurança do Trabalho, que está sob a presidência do servidor Jandir Vilibaldo Fritscher. A comissão, que conta com a participação de servidores de várias secretarias, tem a finalidade de auxiliar no desempenho do trabalho desenvolvido pelo Setor de Segurança do Trabalho.
Os cursos das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho foram ministrados pela Fundação Agrícola Teutônia, por meio do Colégio Teutônia. O investimento foi de R$ 39.617,00, sendo que os treinamento iniciaram em julho e se estenderam ao longo do segundo semestre de 2019. Novos cursos da área de Segurança do Trabalho já estão sendo programados para 2020.