HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Conferência regional discute políticas públicas da pessoa idosa

29 de março, 10h22min

Larissa Santos
Primeira Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em Teutônia
Primeira Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em Teutônia

Na tarde de quinta-feira, dia 28 de março, ocorreu a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, tendo como local o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (Siticalte). Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas dos idosos, o evento reuniu o Conselho Municipal do Idoso de Teutônia (Comit), os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e integrantes de grupos da Melhor Idade de Teutônia, Paverama, Poço das Antas e Westfália. O encontro ainda contou com a presença de autoridades e comunidade em geral.
Com o tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, a vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ana Maria Almeida Duarte, ministrou a palestra que abordou diversos assuntos relacionados aos idosos. Os direitos fundamentais na efetivação das políticas públicas, o papel dos Conselhos de Direito à pessoa idosa, enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, estatísticas sociais e análise de dados, importância da inclusão do envelhecimento nos programas governamentais, o impacto do envelhecimento em políticas de assistência social, saúde, Previdência Social, educação e estruturas sociais, desafios das políticas públicas, ações de promoção de saúde e necessidade de desenvolver ações por todas as secretarias municipais dedicadas aos idosos foram pautas da palestra.

Foto: Larissa Santos
A palestra foi ministrada pela vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ana Maria Almeida Duarte – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, participou da conferência e em seu discurso ressaltou a importância de refletir sobre os direitos e deveres de todos. “Precisamos fortalecer as relações, desde a juventude até a melhor idade, além de fazer cumprir a legislação do Governo Federal e Estadual, pois a vida acontece no município. Certamente daqui, sairão importantes ideias que irão contemplar a todos. Que tenhamos cada vez mais diálogos sobre as políticas públicas voltadas aos idosos, para oferecermos, cada vez mais, qualidade de vida para este público”, salientou.

Foto: Larissa Santos
O prefeito Jonatan Brönstrup ressaltou a importância de dialogar sobre as políticas públicas voltadas aos idosos – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Teutônia, Liane Brackmann, destacou a importância de se ampliar e fiscalizar as políticas públicas voltadas aos idosos. “Temos que pensar nos idosos que virão, nos desafios para o hoje e amanhã. Devemos ter em mente que não é porque somos idosos que não podemos lutar, nos manifestar, construir e transformar a sociedade”, salientou.
Na oportunidade, todos os presentes foram divididos em grupos para que pudessem discutir juntos, as políticas públicas existentes em seus municípios e criar propostas de projetos a serem feitos para este público dentro das respectivas cidades. As propostas serão entregues por uma comitiva teutoniense, juntamente com integrantes das cidades de Poço das Antas, Westfália e Paverama, escolhida na Conferência Regional, para as autoridades presentes na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho.

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos