Conferência regional discute políticas públicas da pessoa idosa

29 de março, 10h22min

Larissa Santos
Primeira Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em Teutônia

Na tarde de quinta-feira, dia 28 de março, ocorreu a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, tendo como local o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (Siticalte). Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas dos idosos, o evento reuniu o Conselho Municipal do Idoso de Teutônia (Comit), os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e integrantes de grupos da Melhor Idade de Teutônia, Paverama, Poço das Antas e Westfália. O encontro ainda contou com a presença de autoridades e comunidade em geral.
Com o tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, a vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ana Maria Almeida Duarte, ministrou a palestra que abordou diversos assuntos relacionados aos idosos. Os direitos fundamentais na efetivação das políticas públicas, o papel dos Conselhos de Direito à pessoa idosa, enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, estatísticas sociais e análise de dados, importância da inclusão do envelhecimento nos programas governamentais, o impacto do envelhecimento em políticas de assistência social, saúde, Previdência Social, educação e estruturas sociais, desafios das políticas públicas, ações de promoção de saúde e necessidade de desenvolver ações por todas as secretarias municipais dedicadas aos idosos foram pautas da palestra.

Foto: Larissa Santos
A palestra foi ministrada pela vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ana Maria Almeida Duarte – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, participou da conferência e em seu discurso ressaltou a importância de refletir sobre os direitos e deveres de todos. “Precisamos fortalecer as relações, desde a juventude até a melhor idade, além de fazer cumprir a legislação do Governo Federal e Estadual, pois a vida acontece no município. Certamente daqui, sairão importantes ideias que irão contemplar a todos. Que tenhamos cada vez mais diálogos sobre as políticas públicas voltadas aos idosos, para oferecermos, cada vez mais, qualidade de vida para este público”, salientou.

Foto: Larissa Santos
O prefeito Jonatan Brönstrup ressaltou a importância de dialogar sobre as políticas públicas voltadas aos idosos – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Teutônia, Liane Brackmann, destacou a importância de se ampliar e fiscalizar as políticas públicas voltadas aos idosos. “Temos que pensar nos idosos que virão, nos desafios para o hoje e amanhã. Devemos ter em mente que não é porque somos idosos que não podemos lutar, nos manifestar, construir e transformar a sociedade”, salientou.
Na oportunidade, todos os presentes foram divididos em grupos para que pudessem discutir juntos, as políticas públicas existentes em seus municípios e criar propostas de projetos a serem feitos para este público dentro das respectivas cidades. As propostas serão entregues por uma comitiva teutoniense, juntamente com integrantes das cidades de Poço das Antas, Westfália e Paverama, escolhida na Conferência Regional, para as autoridades presentes na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho.

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos