Conselho define ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher

28 de fevereiro, 11h27min

Larissa Santos
Reunião do conselho alinhou eventos do Dia Internacional da Mulher

Na manhã de terça-feira, dia 26 de fevereiro, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Teutônia realizou, na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social e Habitação, um encontro com o objetivo de definir e alinhar as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A prefeita em exercício, Keetlen Link, acompanhou o encontro.
O Comdim foi instituído em 2017, com a finalidade de promover políticas públicas destinadas a assegurar a população feminina o pleno exercício de sua cidadania e realizar campanhas educativas de conscientização sobre a violência contra a mulher. No Comdim são trabalhadas ações de prevenção e situações em que as mulheres se encontram desprotegidas, humilhadas e em vulnerabilidade. Os conselheiros têm lutado para modificar a realidade de muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência e/ou descriminação, para que elas sejam tratadas com respeito e tenham preservada sua dignidade.
As reuniões do Conselho são realizadas mensalmente e, no encontro de fevereiro, foram discutidas ideias sobre ações que poderiam ser feitas pelo Comdim e pelos demais órgãos públicos e privados. Serão vários eventos que terão o objetivo de trabalhar a autoestima da mulher, os seus direitos e reforçar a importância do Dia Internacional da Mulher, através de debates, dinâmicas, palestras, entre outras atividades.

Foto: Larissa Santos
Reunião do conselho alinhou eventos do Dia Internacional da Mullher – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

Eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher

> Dia 7: A Câmara de Vereadores realizará, no auditório da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru, às 9h, o evento Lugar de Mulher. A programação será dedica à meninas que estudam no Ensino Médio e terá, dentre as atividades: conversa com a enfermeira Roseleia Halmenschlager, sobre saúde feminina gravidez na adolescência; conversa com a capitã da Brigada Militar de Teutônia, Carmine Brescovit, sobre mulheres em cargos que majoritariamente são ocupados por homens, violência doméstica e sobre empoderamento feminino; e conversa com Gabriela Markus, sobre empreendedorismo e empoderamento feminino.
> Dia 8: A partir das 9h, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, ocorre o 21º Encontro Regional do Dia Internacional da Mulher. O evento, que espera receber cerca de mil mulheres ruralistas, é promovido pela Regional Sindical Vale do Taquari. A programação inclui: apresentação de vídeo sobre história das Mulheres Trabalhadoras Rurais e Lutas Sindicais (STR Teutônia/Westfália); participação do Grupo Tônias (orientação sobre violência contra as mulheres); análise da conjuntura sobre Previdência, saúde, educação e Crédito Rural; almoço de confraternização; e baile com animação da banda Os Signos, de Teutônia. Além disso, haverá artesanato e, em parceria da Secretaria de Saúde, será realizado momento dedicado a saúde.
> Dia 8: O Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Teutônia realizará às 14h, no Creas, um Cine Debate com as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social e comunidade em geral.
> Dia 14: A partir das 19h, ocorre a 8ª edição do evento Dia Internacional da Mulher. Haverá palestra com Nelma Penteado, Pink Sale, feira de produtos e serviços, e show surpresa. O evento tem organização da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) e do programa Mais Elas, da Rádio Popular FM.
> Durante a semana: O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) irá realizar, com as mulheres usuárias do serviço, uma Semana da Beleza. Profissionais voluntariamente estarão indo ao Cras para fazer maquiagem, penteado e pintar as unhas de todas as mulheres inseridas nos grupos.

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos