HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Conselho define ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher

28 de fevereiro, 11h27min

Larissa Santos
Reunião do conselho alinhou eventos do Dia Internacional da Mulher
Reunião do conselho alinhou eventos do Dia Internacional da Mulher

Na manhã de terça-feira, dia 26 de fevereiro, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Teutônia realizou, na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social e Habitação, um encontro com o objetivo de definir e alinhar as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A prefeita em exercício, Keetlen Link, acompanhou o encontro.
O Comdim foi instituído em 2017, com a finalidade de promover políticas públicas destinadas a assegurar a população feminina o pleno exercício de sua cidadania e realizar campanhas educativas de conscientização sobre a violência contra a mulher. No Comdim são trabalhadas ações de prevenção e situações em que as mulheres se encontram desprotegidas, humilhadas e em vulnerabilidade. Os conselheiros têm lutado para modificar a realidade de muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência e/ou descriminação, para que elas sejam tratadas com respeito e tenham preservada sua dignidade.
As reuniões do Conselho são realizadas mensalmente e, no encontro de fevereiro, foram discutidas ideias sobre ações que poderiam ser feitas pelo Comdim e pelos demais órgãos públicos e privados. Serão vários eventos que terão o objetivo de trabalhar a autoestima da mulher, os seus direitos e reforçar a importância do Dia Internacional da Mulher, através de debates, dinâmicas, palestras, entre outras atividades.

Foto: Larissa Santos
Reunião do conselho alinhou eventos do Dia Internacional da Mullher – CRÉDITOS DA FOTO: Larissa Santos

Eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher

> Dia 7: A Câmara de Vereadores realizará, no auditório da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru, às 9h, o evento Lugar de Mulher. A programação será dedica à meninas que estudam no Ensino Médio e terá, dentre as atividades: conversa com a enfermeira Roseleia Halmenschlager, sobre saúde feminina gravidez na adolescência; conversa com a capitã da Brigada Militar de Teutônia, Carmine Brescovit, sobre mulheres em cargos que majoritariamente são ocupados por homens, violência doméstica e sobre empoderamento feminino; e conversa com Gabriela Markus, sobre empreendedorismo e empoderamento feminino.
> Dia 8: A partir das 9h, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, ocorre o 21º Encontro Regional do Dia Internacional da Mulher. O evento, que espera receber cerca de mil mulheres ruralistas, é promovido pela Regional Sindical Vale do Taquari. A programação inclui: apresentação de vídeo sobre história das Mulheres Trabalhadoras Rurais e Lutas Sindicais (STR Teutônia/Westfália); participação do Grupo Tônias (orientação sobre violência contra as mulheres); análise da conjuntura sobre Previdência, saúde, educação e Crédito Rural; almoço de confraternização; e baile com animação da banda Os Signos, de Teutônia. Além disso, haverá artesanato e, em parceria da Secretaria de Saúde, será realizado momento dedicado a saúde.
> Dia 8: O Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Teutônia realizará às 14h, no Creas, um Cine Debate com as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social e comunidade em geral.
> Dia 14: A partir das 19h, ocorre a 8ª edição do evento Dia Internacional da Mulher. Haverá palestra com Nelma Penteado, Pink Sale, feira de produtos e serviços, e show surpresa. O evento tem organização da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) e do programa Mais Elas, da Rádio Popular FM.
> Durante a semana: O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) irá realizar, com as mulheres usuárias do serviço, uma Semana da Beleza. Profissionais voluntariamente estarão indo ao Cras para fazer maquiagem, penteado e pintar as unhas de todas as mulheres inseridas nos grupos.

CRÉDITOS DO TEXTO: Larissa Santos