HORÁRIO DE ATENDIMENTO De segundas às sextas-feiras,
das 7h30min às 11h30min, 13h às 17h

Conselho do Meio Ambiente alinha detalhes da Ação Consciência Limpa

Durante a semana, diversas atividades estão previstas, culminando com o mutirão de coleta de resíduos ao longo da ferrovia no sábado, dia 19 de outubro

14 de outubro, 14h43min

Édson Luís Schaeffer
Reunião alinhou detalhes da Ação Consciência Limpa
Reunião alinhou detalhes da Ação Consciência Limpa

O Conselho Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia estiveram reunidos no início da tarde desta segunda-feira, dia 14 de outubro, para alinhar detalhes da Ação Consciência Limpa. Durante a semana, diversas atividades estão previstas, culminando com o mutirão de coleta de resíduos ao longo da ferrovia no sábado, dia 19.
O encontro ocorreu no Sínodo Vale do Taquari, no Bairro Centro Administrativo, reunindo membros do colegiado e da pasta. A Ação Consciência Limpa tem o objetivo de ampliar o trabalho de conscientização ambiental, que é desenvolvido durante todo o ano, além de prevenir potenciais criadouros de vetores, entre eles, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Por isso, durante a semana, serão realizadas diversas ações de conscientização nos educandários e pontos estratégicos de Teutônia. No sábado, será realizado um mutirão de recolhimento de resíduos ao longo da ferrovia, no trecho compreendido entre a Vila KS e a divisa de Teutônia e Paverama, totalizando cerca de cinco quilômetros. Servidores da Prefeitura, colaboradores de empresas e comunidade em geral estão convidados para participarem do mutirão.
A concentração para o mutirão ocorrerá junto à Capatazia de Obras do Bairro Canabarro, às 8h. Na ocasião, os voluntários receberão os materiais formarão equipes que ficarão responsáveis por determinados trechos da ferrovia. A intenção é de que os trabalhos estejam concluídos até às 11h. Interessados em participar da iniciativa podem comparecer na Capatazia no horário estipulado, usando calçados fechados e roupa adequada para a atividade.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente e presidente do Conselho, Nara Regina Nichterwitz, relembrou que no ano passado foi encontrada uma enorme quantidade de lixo. “A população precisa entender que é necessário se fazer uma correta destinação do lixo, pois, além de ajudar o meio ambiente, também se previne doenças e criação de animais peçonhentos. Melhorar a vida de quem mora no entorno dos trilhos de trem, também é um dos objetivos da ação, já que nosso propósito é de termos um olhar para as pessoas”, afirmou.
Em 2018, a mesma ação, recolheu aproximadamente 10 toneladas de lixo, nas margens das rodovias ERS-128 (Via Láctea) e RSC-453 (Rota do Sol). Por isso, este ano, a expectativa é novamente conscientizar o maior número de pessoas possível.
A Semana da Consciência Limpa é uma realização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa ainda conta com o apoio das secretarias de Educação, de Obras, de Saúde e de Assistência Social e Habitação, além da Vigilância Sanitária.

Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo
Ano passado, cerca de 10 toneladas de lixo foram recolhidas

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer