Conselho do Meio Ambiente alinha detalhes da Ação Consciência Limpa

Durante a semana, diversas atividades estão previstas, culminando com o mutirão de coleta de resíduos ao longo da ferrovia no sábado, dia 19 de outubro

14 de outubro, 14h43min

Reunião alinhou detalhes da Ação Consciência Limpa

O Conselho Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia estiveram reunidos no início da tarde desta segunda-feira, dia 14 de outubro, para alinhar detalhes da Ação Consciência Limpa. Durante a semana, diversas atividades estão previstas, culminando com o mutirão de coleta de resíduos ao longo da ferrovia no sábado, dia 19.
O encontro ocorreu no Sínodo Vale do Taquari, no Bairro Centro Administrativo, reunindo membros do colegiado e da pasta. A Ação Consciência Limpa tem o objetivo de ampliar o trabalho de conscientização ambiental, que é desenvolvido durante todo o ano, além de prevenir potenciais criadouros de vetores, entre eles, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Por isso, durante a semana, serão realizadas diversas ações de conscientização nos educandários e pontos estratégicos de Teutônia. No sábado, será realizado um mutirão de recolhimento de resíduos ao longo da ferrovia, no trecho compreendido entre a Vila KS e a divisa de Teutônia e Paverama, totalizando cerca de cinco quilômetros. Servidores da Prefeitura, colaboradores de empresas e comunidade em geral estão convidados para participarem do mutirão.
A concentração para o mutirão ocorrerá junto à Capatazia de Obras do Bairro Canabarro, às 8h. Na ocasião, os voluntários receberão os materiais formarão equipes que ficarão responsáveis por determinados trechos da ferrovia. A intenção é de que os trabalhos estejam concluídos até às 11h. Interessados em participar da iniciativa podem comparecer na Capatazia no horário estipulado, usando calçados fechados e roupa adequada para a atividade.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente e presidente do Conselho, Nara Regina Nichterwitz, relembrou que no ano passado foi encontrada uma enorme quantidade de lixo. “A população precisa entender que é necessário se fazer uma correta destinação do lixo, pois, além de ajudar o meio ambiente, também se previne doenças e criação de animais peçonhentos. Melhorar a vida de quem mora no entorno dos trilhos de trem, também é um dos objetivos da ação, já que nosso propósito é de termos um olhar para as pessoas”, afirmou.
Em 2018, a mesma ação, recolheu aproximadamente 10 toneladas de lixo, nas margens das rodovias ERS-128 (Via Láctea) e RSC-453 (Rota do Sol). Por isso, este ano, a expectativa é novamente conscientizar o maior número de pessoas possível.
A Semana da Consciência Limpa é uma realização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa ainda conta com o apoio das secretarias de Educação, de Obras, de Saúde e de Assistência Social e Habitação, além da Vigilância Sanitária.

Foto: Édson Luís Schaeffer/arquivo
Ano passado, cerca de 10 toneladas de lixo foram recolhidas